TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPEDÊUTICA E PROCESSOS DE CUIDAR DA SAÚDE DO ADULTO

Por:   •  21/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.543 Palavras (23 Páginas)  •  1.436 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA –UNIP

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

CURSO: ENFERMAGEM

DISCIPLINA: PROPEDÊUTICA E PROCESSOS DE CUIDAR DA SAÚDE DO ADULTO

NOME DO ALUNO: JÉSSYCA CAVALCANTE SILVA

R.A: 2045963                                   POLO: BOQUEIRÃO

DATA: 18 / 11 / 2021

[pic 2]

OXIGENIOTERAPIA

INTRODUÇÃO:

Aula prática de oxigenioterapia que foi ministrada pela professora enfermeira Carolina Bernardi, que nos orientou a importância e objetivo da oxigenioterapia que é fornecer oxigênio e a concentração de forma adequada por vários meios de dispositivos prescrito pelo médico. O oxigênio é somente por 21% do ar ambiente que respiramos, porém para pessoas com complicações respiratórias essa porcentagem de oferta pode não ser suficiente. A administração de oxigenioterapia de forma incorreta pode ser tóxico, podendo ocasionar complicações e sequelas ao paciente. Deve-se sempre verificar a necessidade da duração da exposição, a sensibilidade e a pressão de oxigênio ofertado a fim de evitar danos.

Apresentado cilindro de O2 150 libras, solicitação de recarga do mesmo a partir de 50 libras, montagem com manômetro(relógio) que regula a pressão do oxigênio, fluxometro a válvula acoplada que tem a função de controla a vazão do oxigênio, umidificador que tem a função de evitar o ressecamento da mucosa nasal. Manter o fluxo de oxigênio entre os níveis aceitáveis de 3 a 5l/m, sequência foi apresentado os tipos de dispositivos utilizados para realização da oxigenioterapia.

Tipos de dispositivos: cateter nasal tipo óculos, máscara de venture, máscara simples, máscara para traqueostomia máscara não reinalante.

Como utilizar os matérias de forma correta e segura, a instalação dos mesmos conforme prescrição médica, os cuidados importantes que a enfermagem deve se atentar com uso por períodos prolongados de oxigênio, assim como observação da frequência respiratória e cardíaca, perfusão periférica alteração de pressão sanguínea.

[pic 3]

ROTEIRO 1

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Obtido em aula prática a utilização do cilindro de O2 tais como preparação e utilização dos matérias no âmbito hospitalar bem como home care, a importância da avaliação de enfermagem em pacientes com utilização do oxigênio a longo prazo e seus cuidados de enfermagem e dispositivos adequado a cada situação individual a cada paciente. A administração de oxigenioterapia de forma incorreta pode ser tóxico, podendo ocasionar complicações e sequelas ao paciente.

[pic 4] [pic 5][pic 6]

Máscara simples                       Máscara venture                    Máscara não-reinalante

               [pic 7]                          [pic 8]

Cateter nasal (Tipo óculos)                               Cilindro de  O2 com manômetro,    

                                                                                    Fluxometro umidificador

[pic 9]

ASPIRAÇÃO ENDOTRAQUEAL

ROTEIRO

Aula prática de aspiração endotraqueal dia 23/09/2021, que foi ministrada pela professora enfermeira Carolina Bernardi nos orientando quanto aos objetivos da aspiração endotraqueal, identificação dos materiais e montagem dos mesmos, técnica para calçamento da luva estéril na mão dominante a para não contaminação da sonda que será utilizada para o procedimento, equipamentos de proteção individual necessário para esse tipo de procedimento, montagem do sistema de aspiração e testagem do aspirador portátil.

Quais vias aéreas superiores que podem receber a aspiração: nariz, faringe, laringe e vias inferiores: Traqueia, brônquios e bronquíolos, sequencia correta para aspiração dessas vias bem como a utilização do torpedo O2 e um recipiente de vácuo acoplado no cilindro de O2 que também funciona como aspiração em caso de emergência ou falta de energia e esteja utilizando um aspirador portátil.

AMBU e oxímetro portátil sempre a beira leito do paciente antes de iniciar o procedimento verificar parâmetros cuidados que devem ser observados sempre durante o procedimento de aspiração quedas de saturação, cianose, sangramentos e a estabilização do paciente nesses casos.

[pic 10]

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Foram evidenciados no laboratório, os materiais para a realização do procedimento de aspiração endotraqueal, realizado pela professora Carolina Bernardi a técnica de calçamento das luvas estéril, separação do material, manuseio do aspirador portátil orientação ao paciente ou acompanhante quanto ao procedimento a ser realizado, técnica para a realização da aspiração na sequencia correta.

          [pic 11]                   [pic 12]

Aspirador portátil                                      Sonda de aspiração

[pic 13]

[pic 14]

ESTUDO DE CASO AULA PRÁTICA

ROTEIRO 3

Aula prática de estudo de caso que foi ministrada dia 16/09/2021 pela professora enfermeira Carolina Bernardi, que orientou objetivo e importância do exame clinico do paciente, levantar os problemas de enfermagem para então traçar o diagnóstico, cuidados e intervenção adequado de enfermagem.

Alguns pontos de vista foram discutidos em relação ao foco no problema estudo de caso e discussão de caso com enfoque no sistema cardiovascular. Diagnóstico e intervenções de enfermagem, como traçar metas, qual objetivos podemos alcançar qual vai ser o resultado esperado, qual vai ser a intervenção que deve ser realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com