TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanalise na Enfermaria

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Psicanálise

Matéria: Psicologia

Nome:

Rio claro, 2013

Psicanálise

A teoria cientifica são influenciadas pela vida social, em seus aspectos econômicos, político, culturais etc. Foi criado por homens que vivem o seu tempo e contribuem ou alteram o desenvolvimento do conhecimento.

Sigmund Freud (1856-1939) foi um medico vienense que decidiu estudar os “processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões obscuras” que nada mais era as fantasias, sonhos, esquecimentos a interioridade do homem como um problema cientifico e tudo isso o levou a criação da “Psicanálise”.

PSICANÁLISE = MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO

A psicanálise é usada como base para psicoterapia, aconselhamento, orientação. Compreender a psicanálise é buscar investigar e descobrir.

Freud especializou-se em psiquiatria atendendo então pessoas com problemas nervosos ele em sua autobiografia afirma que desde o inicio de sua pratica ética usava a hipnose para obter as origem dos sintomas.

O Inconsciente

É chamado de repressão o processo psíquico que visa encobrir, desaparecer da consciência, uma ideia.A estrutura do aparelho psíquico refere-se a três sistemas ou instancias psíquicas, inconsciente, pré consciente e consciente.

A descoberta colocam a sexualidade no centro da vida psíquicas, elas afirmam que a função sexual existem desde o principio da vida ,logo após o nascimento e não só a partir da puberdade.

O período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo, o individuo nos primeiros tempos de vida tem a função sexual ligada a sobrevivência e portanto o prazer é encontrado no próprio corpo em determinadas fases da vida: fase oral, fase anal, fase fálica, latência e por fim a fase genital na qual o prazer não esta mais ligado ao seu próprio corpo e sim a outro.

Segunda teoria do aparelho psíquico

Freud remodela a teoria e acrescenta três novos conceitos: id, ego e superego.

Que representam aos três sistemas de Personalidade:

Id = é movido pelo prazer onde tudo pode.

Ego = estabelece o equilíbrio.

Superego = Alimenta o desejo de fazer o que não pode ser feito.

Os mecanismos

Mecanismo de defesa são processos realizados  pelo ego e são involuntários.

Tipos de mecanismo:

  • Recalque: é quando a pessoa não “vê” não “ouve” o que ocorre
  • Formação reativa: quando nossas reações tem um sentido contrario do que parece.
  • Regressão: é quando  situações vividas no dia-dia nos lembra outras difíceis e ponderadas que já passamos e temos reações exageradas.
  • Projeção: é quando desejamos ter algo e não admitimos e não assumimos.
  • Racionalização: defesa que justifica outra.

Todos nós utilizamos esse mecanismo em nosso cotidiano para nos defender de perigos internos e externos reais ou imaginários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com