TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÕES SOBRE O FILME “A ODISSEIA”

Por:   •  15/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES

CENTRO DE CIÊNCIA DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

GABRIELLE FEU PEREIRA

   

QUESTÕES SOBRE O FILME “A ODISSEIA”

VITÓRIA

2021

GABRIELLE FEU PEREIRA

   

QUESTÕES SOBRE O FILME ‘A ODISSEIA’

[pic 1]

                                                        VITÓRIA

2021

  1. Quais os traços fundamentais do homem grego retratado na obra? Os traços fundamentais do homem grego da obra são: bravura, força, fidelidade e sabedoria. 


  1. Quais os valores relevantes que Homero enfatiza?

Homero em suas poesias épicas enfatiza valores relevantes como a justiça, sabedoria, coragem, temperança, piedade e perseverança.


  1. Por que Odisseu não conseguia voltar para casa?

Odisseu dentro do seu contexto cultural possui traços teológico-religioso, ou seja, há uma divisão entre os deuses, seres imortais, felizes e detentores do poder e os humanos seres efêmeros e infelizes. E dentro desse meio mitológico, o homem tenta se igualar aos deuses, entretanto, falham por causa do inevitável destino. Odisseu após vencer a guerra julga-se igual ou até superior pela sua conquista, tornando-se orgulhoso, deixando os deuses com raiva e provocando para si um destino trágico.



  1. Qual o fundamento da relação entre Odisseu e Penélope?

O fundamento da relação entre Odisseu e Penélope é baseado no amor e na fidelidade, visto que mesmo quando Odisseu estava em sua longa viagem de volta para casa, Penélope, por ter um grande amor pelo seu marido, continuou sendo fiel a ele até o dia da sua volta.



  1. O que Penélope tinha que nem mesmo as deusas possuíam?

O que Penélope possuía era o amor de seu marido Odisseu. As deusas poderiam oferecer todas as coisas que estavam ao seu alcance: riquezas, poder, entre outras coisas, mas de nada adiantava, já que o amor que Odisseu sentia era dedicado à sua esposa.



  1. Como era a relação entre os deuses?

A relação entre os deuses era conturbada e na maioria das suas vezes conflituosa, contudo, havia um consenso quanto a ideia de não permitir a volta de Odisseu para seu lar.



  1. Por que Penélope era o símbolo do reino de Odisseu?

Penélope é o símbolo do reino de Odisseu, dado que ele considerava sua esposa seu mundo, sendo ela a pessoa que ele mais amou e a pessoa que gerou seu herdeiro.



  1. Como se dá a relação entre DESTINO e LIBERDADE na obra?

Em relação a obra pode-se afirmar que a liberdade define qual será seu destino sendo esse totalmente influenciado pelas escolhas do ser humano. Odisseu no fim da guerra teve a liberdade de escolher ser egoísta após sua escolha e seu destino também foi escolhido assim, resultando na trágica viagem de volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com