TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões para análise do filme – 2001-Uma odisseia no espaço

Por:   •  24/4/2017  •  Monografia  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  1.392 Visualizações

Página 1 de 3

Questões para análise do filme – 2001-Uma odisseia no espaço

1) Explique o nome do filme.

R: O filme trata de um pensamento dos anos 60 (época essa que foi realizado o filme) no qual ele mostra como eles imaginavam o futuro. Para isso buscou representar a figura do homem desde os primórdios, mostrando assim a sua evolução e posteriormente dando um salto para o futuro,  colocando as possíveis realizações que o homem poderia obter ao longo do tempo, bem como é retratado no filme, estações espaciais, robôs com inteligência artificial dentro outros. E isso remete ao nome do filme, pois ‘’odisseia’’ significa uma aventura, logo seria ‘’Uma aventura no espaço’’.

2) O diretor Stanley Kubrik apresenta sua visão sobre o surgimento dos seres humanos na Terra (a aurora da humanidade) e representa como viviam os primeiros hominídeos. Identifique dois comportamentos destes primeiros hominídeos no filme que se assemelham a comportamentos dos seres humanos da atualidade.

R: É possível observar alguns comportamentos semelhantes entre os primeiros hominídeos e os seres humanos da atualidade que são ressaltados durante o filme, entre eles a briga por território, o manuseio de ferramentas como armas, e a curiosidade. Esses comportamentos são facilmente notórios em nossa atualidade, assim como há um conflito pelo território e pela água no filme sendo utilizadas ferramentas como armas para se obter ou defender o tal, há no mundo de hoje guerras para que consigamos o desejado, seja ele uma matéria prima, um objeto, um território dentre outros.

3) Ao responder lembre-se que este filme foi produzido na década de 1960. Identifique dois (2) avanços tecnológicos idealizados no filme que realmente se concretizaram. (Não pode ser satélites e computador que já existiam na época).

R: O filme apresenta diversos avanços tecnológicos idealizados, no qual apenas alguns se concretizaram na atualidade, dentre esses a chamada de vídeo e o reconhecimento por voz.

4) Identifique 2 avanços tecnológicos idealizados no filme que não se concretizaram.

R: Como dito anteriormente o filme idealizou diversos avanços tecnológicos, no qual alguns não foram concretizados na atualidade, dentre esses a estação espacial onde moraríamos e o robô com inteligência artificial avançada e com sentimentos.  

5) Através da música o diretor estabelece um ritmo para o filme que podemos associar ao modo de vida que ele imaginava ser o modo de vida do século XXI. Explique como a visão dele se distancia da realidade atual.

R: A música apresenta um tom de imposição e determinação nos levando a acreditar que iríamos ver descobertas inovadoras, pois eles acreditavam que no século XXI haveria inovações e desenvolvimento tecnológico muito mais avançado do que vemos na atualidade. Por isso ele distancia da realidade atual, pois, se esperava um desenvolvimento muito maior do que aquele que vivemos.

6) Quais as sensações que a música despertou em vocês? Por quê?

R: A música nos trouxe um relaxamento e ao mesmo tempo uma concentração no qual nós ficamos ansiosos para ver o que iria acontecer posteriormente, se ia ser uma entrada assustadora, chocante ou barulhenta.

7)  Explique a cena em que foi retirado o Homo Habilis. Qual a importância do homo Habilis para o desenvolvimento da humanidade?

R: A importância foi grande, pois foi a partir dele que o homem aprendeu a caçar, quando descobriu que poderia utilizar ferramentas como armas, bem como o filme mostra, quando é descoberto que pode se utilizar os ossos de outros animais como armas, e isso contribuiu bastante para o desenvolvimento da humanidade, pois a partir deste momento que o ser humano passou de apenas coletor para um caçador também.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com