TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TERAPIA GÊNICA

Por:   •  25/6/2017  •  Bibliografia  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS

DISCIPLINA DE GENÉTICA – PROFª ROBERTA HORTA

ACADÊMICO: DIONATAN GOMES  CURSO: ENFERMAGEM

ATIVIDADES TERAPIA GÊNICA

 1 - Existe terapia Gênica disponível no Brasil?  Quais?

O primeiro teste foi realizado no ano de 2007 no Brasil, para tratar pessoas com problemas cardíacos que, que, não podiam fazer a cirurgia de ponte de safena.

O procedimento consistia em aplicações de injeções de DNA com o objetivo de estimular a reconstrução de vasos sangüíneos no coração.

No entanto, segundo dados de 2010, ainda não existe no Brasil regulamentação específica sobre terapia gênica, que urgentemente, precisa ser elaborada tanto para evitar o uso inadequado das terapias quanto para controlar a produção e importação de insumos do exterior. Cabe às autoridades sanitárias aplicar normas consagradas no exterior para examinar eventuais pedidos de licença ou fiscalizar ensaios clínicos e eventuais produtos de terapia gênica no país.

Há, no entanto, razões para otimismo. Um sinal da viabilidade de aplicação de terapia gênica em futuro próximo é o investimento crescente que empresas de biotecnologia estão fazendo no desenvolvimento e na submissão de pedidos de liberação de produtos biológicos relativos à terapia gênica.

O Brasil prepara-se para participar do advento da terapia gênica na prática médica. O número de cientistas, técnicos, médicos e empresários envolvidos nesse campo no país ainda é baixo, comparado aos países do Primeiro Mundo. Mas a decisão de investir nessa área, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista científico e educacional, seguramente terá retorno significativo para a medicina brasileira do século XXI.

2-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com