TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Transcrição de Biologia Humana e Saúde

Por:   •  5/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

          [pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE      BRASÍLIA

STEFANO DE ALMEIDA DOS SANTOS

Biologia

Brasília – DF

 2017

FACULDADE ANHANGUERA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA

STEFANO DE ALMEIDA DOS SANTOS

2974565097

Biologia na Enfermagem

Trabalho desenvolvido para a disciplina Biologia.

7° semestre enfermagem matutino

Brasília – DF

 2017

Introdução

Transcrição de Biologia Humana e Saúde

O objetivo da biologia é estudar os ramos da biologia referente a população humana, tais como: Genética humana, genética de população, demografia evolutiva, auxologia, fisiologia ambiental, fisiologia do crescimento ecologia, epidemiologia e envelhecimento.

Genética Humana

A genética humana enfrentou durante muitos anos severas dificuldades, devido ao elevado número de cromossomas, o pequeno números e descendentes por geração, a longevidade do ciclo de vida, e sobretudo, o facto de nossos seres humanos não ser possível os cruzamentos experimentais.

Doenças genéticas – Doenças hereditárias

Uma doença genética é uma condição patológica causada por uma alteração do genoma. É aquela doença produzida por alterações no DNA, mas que não tem que ser adquirida pelos progenitores.

As doenças hereditárias são um conjunto de doenças genéticas caracterizadas por transmitir-se de geração em geração, isto é de pais a filhos, na descendência e que se pode ou não manifestar em algum momento de suas vidas. Revolução genética
80% do código genético antes conhecido como DNA lixo, tem, afinal, um papel importante no desenvolvimento e na manutenção do corpo humano. Em vez de lixo, os cientistas identificaram quatro milhões de "interruptores", responsáveis por determinar quando e onde os genes são ligados ou desligados, conforme o tipo de célula.

Estudos obtêm células regeneradas a partir da pele:
Duas recentes publicações, de James Thomso e de Shinya Yamanaka, representam passos importantes no caminho para o tratamento de muitas doenças.
Doenças genéticas transmissíveis Hereditariedade autossómica recessiva Hereditariedade ligada ao sexo Hereditariedade autossómica dominante


Hereditariedade autossómica recessiva

Quando apresenta característica fenotípica ou uma doença depende da presença de um gene recessivo nos dois cromossomas constituintes de um par autossómico - para que se exprima, é necessário que o tal gene seja transmitido, quer pelo pai quer pela mãe.

Hereditariedade autossómica dominante

 Quando uma característica fenotípica ou uma doença depende da presença de um gene dominante num cromossoma autossómico: basta recebê-lo apenas de um progenitor para que se exprima, enquanto que o gene recessivo se eclipsa perante o dominante.

Hereditariedade ligada ao sexo

Quando uma característica fenotípica ou uma doença depende da presença de um gene do par de cromossomas sexuais, quer seja Y ou X. Quando se trata de uma hereditariedade ligada ao cromossoma X, poderá ser dominante ou recessiva no caso da mulher, mas será sempre dominante no homem, porque este tem apenas um cromossoma X. Quando se trata de hereditariedade ligada ao cromossoma Y, a característica fenotípica ou a doença manifestar-se-á sempre e apenas no homem, uma vez que este cromossoma sexual está ausente da dotação cromossómica da mulher.

Daltonismo

O daltonismo é um problema congénito da visão cromática, caracterizado por uma incapacidade para distinguir certas cores.
O problema, de índole constitucional, é provocado por uma anomalia genética recessiva ligada ao cromossoma X, o que justifica o facto de ser mais frequente no sexo masculino do que no sexo feminino. 

Doenças genéticas não transmissíveis

Multifatoriais

Resultam de mutações em vários genes, normalmente são associadas a causas ambientais. A sua origem é difícil de determinar pois os fatores ambientais são variados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com