TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Contra Idoso

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Uma vida mais longa é um recurso incrivelmente valioso, hoje em dia a maioria das pessoas pode esperar viver até os 60 anos ou mais. Isso é o reflexo de quedas nas taxas de fertilidade, e o aumento na expectativa de vida. Estima-se para o ano de 2050, a expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo, é de que existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos.

Com o envelhecimento populacional, aumenta também o índice de violência contra o idoso, que na maioria das vezes parte da própria família. O profissional da Enfermagem tem a missão de notificar casos relacionados á violência contra o idoso.

O que é envelhecer

Envelhecer é um processo natural na evolução do ser humano, são alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo.

Diversos fatores podem contribuir para o envelhecimento, como por exemplo o sedentarismo, má alimentação, stress, fatores psicossociais e ambientais, dentre outros.

Violência contra idoso

A violência contra pessoas idosas tem amplitude universal, na maioria dos casos, é cometida por membros da família.

A violência contra pessoas idosas se dá de várias formas, que podem ser:

Física: Atos violentos, uso da força física, geralmente para obrigar os idosos a fazerem algo que não querem;

Psicológica: Xingamentos, isolamento social, humilhação;

Financeiro: Apropriação de economias e benefícios previdenciários;

Abuso sexual: forçar relação sexual, práticas eróticas sem consentimento, acompanhado de ameaças;

Negligência e abandono: Omissão nos cuidados básicos necessários para sua sobrevivência, como por exemplo, fornecimento de alimentos, higiene pessoal.

Maus tratos em instituições: Pessoas idosas são vítimas em potencial nos serviços de saúde, muitos profissionais acreditam que é classificado violência, quando uma ação gera danos físicos, não tomando cuidado na hora de falar com o paciente idoso, ou até mesmo negligenciando alguns cuidados. Muitas vezes presenciam maus tratos por parte dos colegas e não tomam partido.

No dia 15 de junho de 2006, foi declarado pela ONU, “dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa”.

Atuação da enfermagem

O Estatuto do Idoso, Lei Federal no 10.741, criado em 1º de outubro de 2003, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Conforme o artigo 19, “os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra o idoso serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde também a Autoridade Policial.” Podendo responder criminalmente pela omissão caso não notifique.

A equipe de enfermagem, por ter maior contato com os pacientes, deve ficar atenta a qualquer sinal de violência apresentada pelos idosos que buscam o serviço de saúde, seja na Unidade Básica de Saúde, nos ambulatórios, ou nas portas de urgência e emergência.

Os sinais observados são: hematomas, queimaduras( muitas vezes por cigarro), perda considerável de peso, mau cheiro, isolamento social, autoestima baixo, não saber explicar onde gastou o dinheiro.

Durante a consulta de enfermagem deve-se oferecer atendimento humanizado, proporcionando privacidade e sigilo nas informações. O profissional da enfermagem deve colher o máximo de informações (com quem reside, se é dependente de cuidados, se tem vínculo afetivo com a família etc.), saber identificar o tipo de agressão que o idoso vem sofrendo, realizar exame físico, registrar, notificar e encaminhar para acompanhamento social e psicológico.

Resolução COFEN-288/2004

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com