TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Diabetes Gestacional

Por:   •  4/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANA CLARA M. F. DA SILVA D86492-0

ANA LETICIA CORDEIRO D975CA-0

ANA LUIZA DE L. SANTOS N41643-2

FERNANDA RODRIGUES FREITAS D941JH-7

GABRIELE MIRANDA DIAS N4267G-1

GISELE VIEIRA DE CARVALHO D87019-0

LARISSA ALEXANDRE AMARAL N4717G-7

LETICIA BASTOS D9395E-5

LIDIANE DE FRANÇA VERLY OLIVEIRA F04627-3

RÉGIS EXPEDITO SIQUEIRA D9786G-4

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE EM  DIABETES GESTACIONAL

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANA CLARA M. F. DA SILVA D86492-0

ANA LETICIA CORDEIRO D975CA-0

ANA LUIZA DE L. SANTOS N41643-2

FERNANDA RODRIGUES FREITAS D941JH-7

GABRIELE MIRANDA DIAS N4267G-1

GISELE VIEIRA DE CARVALHO D87019-0

LARISSA ALEXANDRE AMARAL N4717G-7

LETICIA BASTOS D9395E-5

LIDIANE DE FRANÇA VERLY OLIVEIRA F04627-3

 

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE EM DIABETES GESTACIONAL

                                                                    Trabalho de Atividades Práticas

                                                                            Supervisionadas para Disciplina de

                                                                            Práticas Educativas em Saúde,

                                                                            apresentado à Universidade Paulista

                                                                             – UNIP.

Orientador: Profº Guilherme Yamaguchi

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2019

RESUMO

O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é uma patologia que se define por intolerância a carboidratos, resultando em hiperglicemia de gravidade que pode variar, com início ou diagnóstico durante a gestação. Existem os fatores que podem vim a desencadear a doença, caso a gestante não apresente nenhum deles, é necessário realizar o rastreamento do diabetes. O mesmo é realizado durante a primeira consulta de pré-natal com a solicitação de uma glicemia de jejum. Sendo o diagnóstico padronizado pela Organização Mundial de Saúde.  O acompanhamento da gestante é realizado pelo obstetra e enfermeiro, onde deve apresentar um cuidado especial devido apresentar uma gestação de alto risco, onde traz complicações para a mãe e o bebê. Assim o tratamento é de suma importância para que ocorra uma gestação tranquila e sem complicações para ambos, onde a gestante deve ser orientada sobre os passos a passos, como uma dieta saudável, monitoramento diário da glicemia, exercícios físicos e observação do bebê. Sendo as práticas educativas de grande valia para informatizar a sociedade, onde a mesma saiba como procurar o atendimento adequado, levando a gestante identificar a doença logo no inicio da gravidez.

 

Palavras Chaves: Diabetes Mellitus Gestacional, Rastreamento, Tratamento.

ABSTRACT

Gestational Diabetes Mellitus (GDM) is a condition that is defined by carbohydrate intolerance, resulting in hyperglycemia of severity that can vary, with onset or diagnosis during gestation. There are factors that can trigger the disease, if the pregnant woman does not present any of them, it is necessary to perform the screening of diabetes. The same is done during the first prenatal visit with the request for a fasting blood glucose. The diagnosis is standardized by the World Health Organization. The follow-up of the pregnant woman is performed by the obstetrician and nurse, where she must present special care due to having a high-risk pregnancy, which causes complications for the mother and the baby. Thus the treatment is of paramount importance for a calm and uncomplicated pregnancy for both, where the pregnant woman should be guided on the steps in steps, such as a healthy diet, daily monitoring of blood glucose, physical exercises and observation of the baby. Being educational practices of great value to computerize society, where it knows how to seek the appropriate care, leading the pregnant woman to identify the disease early in pregnancy.

 

Key Words: Gestational Diabetes Mellitus, Screening, Treatment.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

O Diabetes Mellitus é um grupo de distúrbios metabólicos que compartilham o fenótipo de hiperglicemia. Configura-se como uma epidemia mundial, trazendo um grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes em todo o mundo (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006)

A Classificação do diabetes é realizada segundo o processo patogênico que acarreta a hiperglicemia, sendo elas apresentadas como Diabetes Tipo 1,Tipo 2, Outros Tipos e Gestacional (LEE GOLDMAN, 2018) . A abordagem em foco nesse trabalho será a Diabetes Gestacional.

 O Diabetes Gestacional, pode ser transitório ou não ao término da gravidez, a paciente deve ser investigada e acompanhada. Na maioria das vezes ele é detectada no 3º trimestre da gravidez, através de um teste de sobrecarga de glicose. As gestantes que tiverem história prévia de diabetes gestacional, de perdas fetais, má formações fetais, hipertensão arterial, obesidade ou história familiar de diabetes não devem esperar o 3º trimestre para serem testadas, já que sua chance de desenvolverem a doença é maior (SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com