TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS OBESIDADE INFANTIL

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.195 Palavras (13 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 13

Obesidade infantil

Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Enfermagem, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Atividades Práticas Supervisionadas (APS), ministrada pelo (a) Profa. Dra. (a).Sandra Regina de Carvalho Marchesin.

Resumo

A obesidade infantil acontece quando uma criança está com peso maior que o recomendado para sua idade e altura.  Entre as mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo ou uma combinação destes. Outros motivos tais como os hábitos alimentares da criança e da família e a alta influenciam da mídia, que combinada com a falta de tempo dos pais, acarreta em ceder a vontade de seus filhos, e proporcionado a eles alimentos industrializados com baixo valor nutritivo, bem como falta de atividades físicas. Além das doenças, esta criança enfrentará o bullyng, que muitas vezes evolui para depressão e o agravo de todos os sintomas já existentes.

Childhood obesity happens when a child is overweight that is recommended for their age and height. Among the most common are genetic factors, poor diet, sedentary lifestyle or a combination of these. Other reasons such as the child's and family's eating habits and high eating habits influence the media, which, combined with parents' lack of time, result in giving in to their children's will and providing them with low nutritional value such as lack of physical activity. In addition to diseases, this child will face bullyng, which often progresses to depression and the aggravation of all existing symptoms.

     Palavra chave

Sintomas, saúde,prevenção, causas.

Sumário

1.        Introdução        4

2.        Conteúdo        4

2.1.        Desenvolvimento        4

2.2.        Pesquisa de campo        5

2.3.        Entrevistas        5

2.3.1        Entrevista a instituição APAE de São Jose do Rio Preto        7

3.        Material e Métodos        7

4.        Resultados e Discussão e Metodologia        8

4.1.        Alimentação saudável        8

4.2.        Pratica de atividade física        8

4.3.        Driblando a vergonha e o bullying        8

5.        Resultados Específicos        9

6.        Referências Bibliográficas        10

  1. Introdução

A obesidade está aumentando no Brasil e cada vez mais atinge as crianças. Além dos problemas relacionados à saúde, as crianças com sobrepeso também enfrentam o preconceito. "Quem apresenta sobrepeso é excluído dos grupos sociais, ridicularizado, considerado preguiçoso, sem ‘força de vontade’, sem personalidade, mentiroso e que se encontra na atual condição física por sua culpa

A obesidade nas crianças pode ter diversos fatores, entretanto, o ambiente familiar é o mais preponderante, pois se alimenta se acordo com o estilo adotado em casa. "A família precisa ter uma rotina alimentar, com horários e locais para comer, ir a parques, optar por brincadeiras mais ativas, andar de bicicleta ao invés de ficar em casa na frente da televisão, videogame ou computador ou apenas ir a shoppings, desenvolver a comunicação na família, aprendendo a falar o que sente e não comer o que pensa",

Este trabalho tem por objetivo descrever situações que demonstra como a obesidade infantil é um problema que tem solução e a causa muitas vezes é muito simples.

  1. Conteúdo
  1. Desenvolvimento

A obesidade infantilacontece quando uma criança está com peso maior que o recomendado para sua idade e altura. De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que o recomendado. As faixas de Índice de Massa Corporal (IMC) determinadas para crianças são diferentes dos adultos e variam de acordo com gênero e idade. Os quilos extras podem ter consequências para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade seja revertida nesse período. Doenças como diabetes, hipertensãoe colesterolalto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. A condição também pode levar a baixa autoestima e depressãonas crianças.

Figura 1disponibilizada na internert, Fonte(ww.aream.com.br/uber/obesidade/materia/172717/1/pagina_1/criancas-chamadas-de-gordinhas-pela-familia-podem-se-tornar-obesas.aspx;) (2018).

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

  1. Pesquisa de campo

Em entrevista com Alexandra Queiroz, dona da em presa Lancheirinhas, ela relata que surgiu a necessidade de oferecer uma alimentação saudável, nutritiva e que despertasse o interesse na criança de comer (alimentação lúdica).A entrega do lanche é feita diretamente na escola da criança, em horário previamente agendado e o cardápio é enviado via Whatsapp, com a possibilidade de alterações. Para os alunos que ficam em período integral na escola, a Lancheirinha conta como parceiro o restaurante Só Suco, que oferece as demais refeições.Além disso, contam com a ajuda de uma nutricionista especialista em nutrição infantil para a elaboração do cardápio e os lanches que fornecidos não são industrializados, são todos caseiros e preparados perto do horário de entrega da lancheira.Muitos pais não possuem tempo hábil para prepararama lancheira de seus filhos e pensando no bem- estar e boa alimentação de seus pequenos, procuram a empresa para oferecer esse serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (296.5 Kb)   docx (97.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com