TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Artigo "Tabagismo em Hospital Universitário Análise em 150 Fumantes"

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 10
  1. Introdução

No presente trabalho, será realizada a análise de um artigo científico, visando auxiliar na prática de tomada de decisões clínicas. O artigo proposto para análise possui o seguinte título: “Tabagismo em Hospital Universitário. Análise em 150 fumantes”. O seguinte tem como objetivo estudar os aspectos epidemiológicos do tabagismo em um Hospital Universitário de Ensino e Pesquisa na Universidade de Pernambuco – UPFE.

Segundo o método de pesquisa proposto pelo autor do artigo, foi utilizado um questionário padronizado com uma demanda espontânea, ou seja, todos os participantes eram voluntários. No questionário, eram registrados os dados de identificação do participante, suas condições tabagistas (exemplos: anos de fumante, número de cigarros por dia, qual o tipo de fumo, se pretende parar com o hábito), sintomas relacionados ao uso do fumo, o grau de conhecimento sobre o fumo, informações sobre o consumo de bebidas alcoólicas e o comportamento como tabagista dentro da instituição, no sentido de avaliar a prevalência desse tipo de hábito dentro do ambiente de trabalho. Os dados obtidos com o questionário foram dispostos através de cinco quadros.

Com a análise dos dados obtidos pelo estudo, o autor concluiu que o tabagismo é um importante problema de saúde no grupo selecionado para o estudo e está relacionado com o grau de desinformação sobre os assuntos ligados ao tabagismo.

Deve ser ressaltado que todas as verificações sobre possíveis erros de um estudo devem ser vislumbradas antes do início da pesquisa para que diminui a probabilidade de não validação do estudo devido a algum erro que poderia ser previsto e possivelmente evitado.

O planejamento do estudo constitui uma base importante para sucesso do mesmo e consolidação do resultado final e no caso desse artigo foram encontrados erros que impediriam a sua validação, mesmo o artigo tendo sido publicado na Revista Brasileira de Medicina, a qual é indexada em diversas bases incluindo a EMBASE Excerpta Medica e a Index Medicus Latino Americano (LILACS).

A revista indexada trata-se de uma revista científica onde os artigos são cadastrados em uma fonte de informação. As fontes indexadoras possuem critérios para a seleção dos documentos a serem indexados. No processo de avaliação e seleção de novos títulos para cobertura em bases de dados, ou para exclusão de uma publicação, fatores qualitativos e quantitativos são considerados. Os padrões na apresentação da publicação, assim como a observação de convenções editoriais internacionais, são itens que asseguram a qualidade de um periódico. No entanto, uma revista indexada não garante cem por cento que apenas artigos fidedignos sejam aprovados.

  1. Indagação Científica.

O presente artigo tem como objetivo estudar uma população fumante do Hospital Universitário de Ensino e Pesquisa da UFPE. Visa verificar os aspectos epidemiológicos do tabagismo nesse local e abranger sobre o interesse, conhecimento e condição tabagista dos profissionais da área administrativa e saúde de todos os níveis, assim como a distribuição de fumantes por área de trabalho.

O autor utilizou o método de investigação de hipóteses pré-formuladas para constituição do artigo, no qual os objetivos da pesquisa são previamente estabelecidos e então busca-se, com o resultado final, a explicação para o que já havia sido pré-formulado. Porém, o que foi encontrado nos resultados são dados aleatórios que não constituem um embasamento teórico necessário para justificar os temas que foram abordados pelo autor em suas hipóteses.

O autor apresenta apenas resultados da população fumante do local de estudo, o que leva a dúvida quanto ao coeficiente de prevalência da população. Seria necessário que toda a população fosse estudada (tabagista e não tabagista) para que possa se obter dados fidedignos.

  1. Validade Interna

Para que o estudo seja bem sucedido, também é necessário avaliar a validade interna dos instrumentos utilizados na coleta de dados dos participantes. A amostra utilizada no estudo foi a de trabalhadores fumantes da área administrativa e de saúde de todos os níveis do hospital. Estes se propuseram a participar espontaneamente e responder um questionário, no qual foram entrevistados por membros da Comissão de Tabagismo do HC-UFPE.

O questionário em questão é um instrumento de coleta de dados primários; é definido dessa forma, pois os dados são obtidos diretamente pelo objeto da pesquisa e não por terceiros. Nesse instrumento, os participantes registram:

  • Dados de identificação (Nome, endereço, telefone, profissão, setor)
  • Condições tabagistas (Tempo que consome o fumo, tipo de fumo, pretende deixar o fumo, quantidade de cigarros/dia)
  • Sintomas relacionados ao uso do fumo (Sintomas como obstrução nasal, dor de garganta, tosse, expectoração, rouquidão, etc)
  • Grau de conhecimento sobre o fumo (Se adverte pacientes sobre o fumo)
  • Consumo de álcool (Se consome, o tipo de bebida, quantidade, etc)
  • Comportamento tabagista na Instituição (Se fuma no ambiente de trabalho, se fuma em casa)

A maneira que o pesquisador utilizou para selecionar sua população estudada fez com que o número de participantes, que foram voluntários, não correspondesse fielmente à população alvo, servindo apenas para validade do grupo participante da pesquisa.

4. Vícios sistemáticos

O erro principal do estudo ocorre na seleção da amostra da pesquisa, caracterizado como erro sistemático, que poderia ser evitado, mas acaba ocorrendo por arbitrariedades na pesquisa. O vício de seleção ocorre quando a seleção dos participantes não é feita de uma maneira que consiga representar a população alvo, distorcendo os resultados da pesquisa.

O estudo foi realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) e tem como objetivo estudar a população de fumantes do mesmo, no entanto, a amostra utilizada foi a partir de uma demanda espontânea, a qual não representa a população geral do estudo por não caracterizar a população geral do HC-UFPE.

Quando se inicia uma pesquisa, é necessário que se faça a seleção correta dos participantes, isso se dá por modo de delimitação da população alvo do estudo e depois pela seleção da população estudada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (275 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com