TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vias de Administração

Por:   •  27/9/2022  •  Resenha  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO META– UNIMETA

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PSICOFARMACOLOGIA

PROF. MS. IASMINY FERREIRA

                4/5º PERÍODO

RESENHA CRÍTICA:

Tema 1: Vias de administração

DISCENTES

Natascha Sabrit Alencar da Silva

E-mail: nataschasabrit38@gmail.com

RIO BRANCO

 FEVEREIRO DE 2020

Vias de administração

INTRODUÇÃO

A via de administração de medicamentos é como o fármaco entra em contato com o organismo, é também um constituinte muito importante para a taxa de eficiência da absorção do medicamento. Possibilitando o tratamento do paciente, e posteriormente a recuperação da enfermidade.

DESENVOLVIMENTO

A via de administração é como ocorre o processo da entrada dos medicamentos dentro do organismo. Onde pode ser administrado por via enteral (oral e retal), via tópico, via parental por infusão e não infusão (intravenosa, intramuscular, subcutânea), entre outros. Cada via de administração é definida para cada situação específica, como por exemplo, quando se tem terçol e precisa diminuir a inflamação que decorreu de uma infecção por bactérias estafilococos são indicados fármacos que agem no local da sua administração, ou seja, que não precisa entrar pela corrente sanguínea, como as pomadas e os colírios.

  1. VIA ENTERAL
  • Oral - a administração de medicamentos por essa via é simples e segura e é a mais utilizada e econômica, além de ser bastante confortável, sem apresentação de dor, e não necessita de uma técnica estéril na sua manipulação a apresentação desses medicamentos são comprimidos, drágea, cápsula e líquidos, sua absorção é dada principalmente pelo estômago e intestino.

  • Retal - A absorção do medicamento são os supositórios, é através da mucosa retal e é o mais utilizado para proteção contra agentes irritantes, tratar algumas infecções, na realização de enema e fins diagnósticos.
  1. VIA TÓPICO
  • Essa via de administração geralmente é utilizada em tratamentos de afecções da pele, mucosas e infecções ou feridas. Os medicamentos são apresentados em forma de pomadas, géis ou cremes e devem ser administrados somente no local onde há a lesão.
  1. VIA PARENTAL

Sublingual – para administração de fármacos pelas vias parentais sem infusão de agulhas, essa via de administração é bem eficiente porque a sua mucosa possui bastante vascularização, e também uma ação mais rápida que a via oral pelo fato de estar diretamente ligada aos capilares sanguíneos que se encontra nessa região.

Por infusão - Para administração de medicamentos pelas vias parenterais por infusão há uso de dispositivos que auxiliam a administração dos medicamentos, como seringas e agulhas, que serão específicas para cada via.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com