TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade educativa na prevenção e detecção precoce do cancer do colo do utero-relato de experiencia

Por:   •  26/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE EDUCATIVA NA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução: O carcinoma de colo uterino é o único câncer genital feminino que pode ser realmente prevenido por uma técnica de rastreamento efetiva e barata que permite detecção e tratamento na fase pré-maligna, ainda na forma de neoplasia intraepitelial cervical. É o segundo mais comum e apresenta-se assintomático em sua fase inicial ou pouco sintomático onde dessa forma poucas mulheres procuram ajuda no inicio da doença.

Objetivo: Orientar a importância de realizar o exame e descrever a prevenção e detecção precoce.

Metodologia: Trata-se de um relato de experiência o qual descreve uma educação em saúde com a finalidade de orientar as mulheres acerca da importância de realizar o exame de prevenção. Foi desenvolvida em outubro de 2017 durante o estágio de Saúde da Mulher do curso de Enfermagem do sétimo período na Unidade de Atenção Primária Rebouças Macambira localizado no município de Fortaleza-Ce.

Relato de Experiência: Foi realizada uma atividade de Educação em Saúde, visando a orientação da prevenção e detecção precoce do câncer de colo do útero. Iniciamos uma conversa com as pacientes que estavam na fila de espera para consulta, descrevemos a importância de realizar o exame citopatológico e a freqüência que esse exame deve ser repetido, orientamos os fatores de risco e apresentamos o material usado no exame e a finalidade de cada um. Logo em seguida divulgamos que estaríamos na unidade realizando exames de prevenção.

Conclusão: Percebeu-se que, muitas mulheres sabem sobre o câncer do colo do útero, porém desconhecem a importância de realizar o exame de prevenção. O desenvolvimento dessas atividades é muito importante, pois servem como prevenção e intervenção das doenças ainda na fase inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com