TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Educativas

Por:   •  26/11/2020  •  Abstract  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Discente: Danielle Santos Ferreira

Docente : Fabia Carvalho

Disciplina : Direito Ambiental    Turma : 8AN

RESENHA CRÍTICA: Artigo “ Direito e Sustentabilidade I”

O presente artigo retrata a importância da sustentabilidade no meio corportivo muito além da mera inserção da sustentabilidade, mas uma real responsabilidade ética e social com a sustentabilidade num contexto macro onde engloba toda a coletividade. A sociedade se desenvolveu sob uma ótica capitalista objetivando o acúmulo de riquezas. O atual panorama empresarial requer deste inovações constantes para se tornar competitivo e atrativo no mercado. Por isso hoje o empresário pós-moderno deve se adequar as constantes mudanças acompanhando o mercado. Com isso muitos deixam de ter um enfoque individualista para uma visão mais ampla em busca dos interesses da coletividade, bem estar de todos e a almejada sustentabilidade.

Os acessos, a globalização e toda a tecnologia são avanços  positivos para a sociedade  e que trazem consigo a necessidade de adaptações e riscos ao meio ambiente . Por isso em 1980 surgem as primeiras demandas voltadas ao Desenvolvimento Sustentável que este esteja em equilíbrio ao desenvolvimento econômico e social atendendo as necessidades atuais e preservando o futuro das gerações que virão.  São dimensões  que se interligam no sentido amplo, sócio politico , cultural que podem favorecer a redução da pobreza e desigualdade social.

Há diferenças entre os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento sustentável está relacionado com as práticas atuais entre o bem estar da coletividade preservando gradativamente o meio ambiente de forma a proteger as gerações futuras, ampliando ainda mais o conceito de desenvolvimento econômico. O conceito de sustentabilidade está muito relacionado com a participação de toda a sociedade, do Estado enquanto regulador de normas de prevenção ao meio ambiente, onde todos estão inseridos com o objetivo de crescimento,  mas voltado a ideia de preservação do meio ambiente de forma que não seja aceito qualquer forma de insustentabilidade.

Engloba a participação de toda a sociedade dos governantes, setores público e privado,  no intuito de se estabelecer compromissos socioambiental  o requer um planejamento  e desenvolvimento de políticas públicas  na implementação de novas ações que venham influenciar o comportamento de todos  voltados a este objetivo.

Sendo assim sustentabilidade e desenvolvimento sustentável estão interligados. O desenvolvimento sustentável  busca manter a sustentabilidade como foco da sociedade como um todo viando principalmente o bem estar da coletividade e compreendendo a importância de se preservar  o ambiente para as futuras gerações .  Praticar o desenvolvimento sustentável é praticar solidariedade,  saber que interfere na economia , na geração de renda, emprego e economia .

A Constituição Federal de 1988 elenca no art.225 como fundamento de nosso estado democrático de direito promover tal desenvolvimento é também dever construir uma sociedade livre, justa e solidária; erradicando a pobreza e a marginalização, reduzindo as desigualdades sociais e regionais;

Para falar de sustentabilidade se faz necessário descrever a ética como fator importante a ser  desenvolvido das Instituições. Ademais ética não é um valor imposto são comportamentos ou estímulos a mudanças de comportamentos que são necessários no ambiente corporativo e na nossa sociedade em geral. É ter um olhar amplo sobre respeito a dignidade da pessoa humana e olhar o outro como olhamos para nós mesmos, ter empatia social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com