TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO A FIBROMIALGIA

Por:   •  21/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.931 Palavras (12 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO: ENFERMAGEM

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR

PROFESSOR: ISA RIBEIRO DE OLIVEIRAE CLÁUDIA RACHEL DE MELO

CONHECENDO A FIBROMIALGIA

ANNA AMÉLIA SOUZA E SILVA

DANÚBIA GONÇALVES RIBEIRO BRAGA

GABRIELA MARTINS

GUSTAVO CORREA DE AMORIM

JAQUELINE NAYARA BARBOSA

LORRANY KELLY TIAGO

LUCIANA DA COSTA VIEIRA ROCHA

PATRICIA MONIELY CECOTTI MARTINS

RAFAELA MAGALHÃES BEMFICA

SHEILA PIRES DE SOUSA

STEPHANY LORRANA AZEVEDO

PATOS DE MINAS

2015

ANNA AMÉLIA SOUZA E SILVA

DANÚBIA GONÇALVES RIBEIRO BRAGA

GABRIELA MARTINS

GUSTAVO CORREA DE AMORIM

JAQUELINE NAYARA BARBOSA

LORRANY KELLY TIAGO

LUCIANA DA COSTA VIEIRA ROCHA

PATRICIA MONIELY CECOTTI MARTINS

RAFAELA MAGALHÃES BEMFICA

SHEILA PIRES DE SOUSA

STEPHANY LORRANA AZEVEDO

CONHECENDO A FIBROMIALGIA

[pic 1]

PATOS DE MINAS

2015

PATOS DE MINAS

2015

SUMÁRIO

  1. Introdução ........................................................................................ 4
  2. Objetivo ............................................................................................ 5
  3. Desenvolvimento .............................................................................. 5
  1. Revisão da Literatura ....................................................................... 5
  2. Metodologia ..................................................................................... 9
  1. Conclusão ......................................................................................... 10
  2. Referencias ....................................................................................... 10
  3. Apêndice A ....................................................................................... 12

  1. INTRODUÇÃO

A Fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dores fortes músculo-esqueléticas. Hipócrates descreveu a fibromialgia como uma dor difusa. Balfour em 1824 sugeriu um processo inflamatório no tecido conjuntivo responsável pela dor que era, então, chamada de reumatismo muscular. Valleix em 1841 descreveu pacientes com pontos musculares hipersensíveis de desencadear dor irradiada (MARQUES, ASSUMPÇÃO e MATSUTANI, 2007). Froriep relatou em 1850 que pacientes com “reumatismo” apresentavam pontos endurecidos em seus músculos, os quais eram dolorosos à pressão. Em 1880, Beard classifica como Mielastenia uma síndrome com as características da Fibromialgia. Em 1904, Gowers utilizou pela primeira vez o termo fibrosite, acreditando que a inflamação fosse à principal característica do reumatismo muscular. No mesmo ano, Stockman descreveu áreas musculares específicas, sensíveis a digito-pressão.

 O termo fibrosite foi definido por Collins, em 1940, como um estado doloroso agudo, subagudo ou crônico de músculos, tecidos subcutâneos, ligamentos, tendões e aponeuroses. (MARQUES, ASSUMPÇÃO e MATSUTANI, 2007). A partir de 1990 até os dias atuais, na tentativa de homogeneizar as populações para estudos científicos, o Comitê do Colégio Americano de Reumatologia (ACR) liderado por Wolfe, estabeleceram e publicaram os critérios de classificação da fibromialgia, definindo-a como uma síndrome dolorosa de etiopatogenia, sendo caracterizada por dores musculoesqueléticas difusas, locais dolorosos específicos à palpação (tender points), (MARQUES, ASSUMPÇÃO e MATSUTANI, 2007 / PROVENZA, 2010).

        Além de dor muscular, a fibromialgia pode causar sensações de formigamento e de inchaço nas mãos e nos pés. Pessoas portadoras dessa síndrome têm sono frequentemente interrompido por causas das dores e que se agravam em apneia, insônia, cefaléia, tontura, zumbido, dor torácica atípica, palpitação, dor abdominal, constipação, diarréia, dispepsia, tensão pré-menstrual e falta de memória (PROVENZA, 2010).

A Fibromialgia não possui cura, no entanto há possíveis tratamentos a base de antiinflamatórios associados a outros medicamentos como antidepressivos, soníferos, injeções de anestésicos tópicos e corticosteróides e alguns analgésicos, contudo o efeito apenas miminiza a dor em curto prazo e não trás a curabilidade desta patologia. Há também tratamentos com acupuntura e exercícios específicos recomendados por terapeutas que ajudam a inibir a dor (VARELLA, 2011).

        Não há meios científicos que comprovam como prevenir ou evitar a Fibromialgia devida esta patologia ser bem desconhecida e pouco estudada, o mais importante que se sabe é ter um bom estilo de vida (GOLDENBERG, Evelin, GOLDENBERG, José 2013).

  1. OBJETIVO

        Esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância da ampliação do conhecimento sobre fibromialgia, dando enfoque em causas, sinais e sintomas, tratamento e conceito da doença que ainda é bem desconhecida pela população.

  1. REVISÃO DA LITERATURA

A Fibromialgia é uma doença crônica não inflamatória, de etiologia ainda desconhecida. Apresenta vários sintomas como, fadiga excessiva, distúrbios do sono, depressão e cefaléia, além de dores difusas e localizadas em pontos específicos conhecidos como "tender points". A farmacologia é forma de tratamento mais comum, porém os resultados encontrados nesse método parecem ser satisfatórios. Fibromialgia deve ser reconhecido como heterogêneo de saúde em que háum distúrbio no processamento da dor associada com outras características secundárias. É uma das mais comuns doenças reumáticas que, apesar de trazer principalmente crônica dor músculo-esquelética difusa, muitas vezes levam os pacientes a queixarem de fadiga, perturbações do sono, rigidez matinal, parestesias de extremidades, sensação subjetiva de edema edistúrbios cognitivos(KALETH; et al., 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com