TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DE RISCO SANITÁRIO EM PADARIA

Por:   •  21/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CAMPO LIMPO

ENFERMAGEM/MANHÃ

ANA PAULA FARIAS- RA: 8207962214

GERSON COSTA- RA: 7419618333

CONTROLE DE RISCO SANITÁRIO EM PADARIA

SÃO PAULO

2015

ANA PAULA FARIAS- RA: 8207962214

GERSON COSTA- RA: 7419618333

CONTROLE DE RISCO SANITÁRIO EM PADARIA

Trabalho apresentado para o curso de enfermagem período da manhã, da instituição anhanguera Campo Limpo sob a orientação da professora Márcia Giglío.

SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ..........................................................................................................04
  2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................05
  3. RISCO DE CONTAMINAÇÃO................................................................................06
  4. MEDIDAS PUNITIVAS.............................................................................................07
  5. PORTARIA RDC N° 216, ANVISA..........................................................................08
  6. CONCLUSÃO.............................................................................................................10
  7. BIBLIOGRAFIA.........................................................................................................11


  1. Introdução

Através de pesquisa empenhados no presente trabalho, temos por objetivo abordar o controle de risco sanitário em padaria, mostrando a conduta da vigilância sanitária, que procura atender a todos os estabelecimentos alimentício introduzindo um padrão a ser seguido, procurando estabelecer normas e boa conduta para a população atendida, evitando casos de surtos epidemiológicos e visando o bem estar populacional. (Neves Maria, 2010)

Abordamos também como a vigilância sanitária faz o controle em padarias, as medidas a ser tomada quando a irregularidade no padrão a ser seguido, pelo órgão competente, baseando-se na portaria “Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004 Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação”(ANVISA, 2010)

A Resolução pode ser complementada pelos órgãos de vigilância sanitária estaduais, distrital e municipais visando abranger requisitos inerentes às realidades locais e promover a melhoria das condições higiênico sanitárias dos serviços de alimentação. (ANVISA, 2010)

“Aplica-se aos serviços de alimentação que realizam algumas das seguintes atividades: manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo”. (ANVISA, 2010)


  1. Desenvolvimento.

Sabemos que o “perfil do consumidor brasileiro mudou. Hoje ele observa a higiene do estabelecimento, a forma como os alimentos são servidos e/ou embalados e confere o prazo de validade e a qualidade dos produtos que adquire”, pois o consumidor ficou mais exigente e com isso a empresa buscou se adequar de acordo com a normatização das leis.

        A vigilância sanitária busca padronizar ações dentro de padarias para sanar problema de doença por má administração dos alimentos, porém sabemos que nem todas as empresas segue a risca os padrões exigidos pela vigilância sanitária, isso resulta em surtos por contaminação de pessoa por alimentos contaminados. É necessário haver seriedade na prática de fabricação para obter um bom resultado, ou seja, são denominados Procedimentos Operacionais Padronizados (POP). “estabelecem instruções seqüenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos para assegurar a ausência do risco de contaminação dos produtos durante seu processamento”.

De acordo com a ANVISA, a panificadora por ser uma pequena indústria, deve desenvolver, implementar e manter  8 POP:

 a) Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios.

 b) Controle da potabilidade da água.

 c) Higiene e saúde dos manipuladores.

 d) Controle integrado de vetores e pragas urbanas.

e) Manutenção preventiva e calibração de equipamentos.

 f) Manejo dos resíduos.

g) Seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens.

 h) Programa de recolhimento de alimentos.


  1. Risco De Contaminação.

No caso de alimentos, os perigos são agentes que representam riscos à saúde do consumidor, ou seja, um alimento contaminado pode conter perigos de diversas naturezas, podendo ser, físicos, químicos ou biológico.(SEBRAE, 2010 )

“Os perigos físicos mais comumente associados aos produtos de panificação são”: fragmentos de, insetos, roedores,plástico de embalagens, parafusos e arruelas que soltam de equipamentos, além de tarraxas de brinco e de lâmina de barbear. (SEBRAE, 2010 )

Os perigos químicos “compreendem os resíduos de inseticidas, detergentes, desinfetantes e, principalmente, as micotoxinas. (toxinas produzidas por fungos ou bolores durante o armazenamento inapropriado), dentre outros contaminantes”.(SEBRAE, 2010 )

Já os perigos biológicos, “são os microrganismos patogênicos (ou seja, microrganismos que causam doenças) como, por exemplo, as bactérias e suas toxinas (venenos), os vírus e também os parasitos”. (SEBRAE, 2010 )

Lembramos que a contaminação do alimento pode ocorre em meio a várias ocasiões, estando suscetível do ambiente para o alimento, manipuladores, das superfícies de contato, utensílios, equipamentos, o alimento cru para aquele que está pronto para o consumo. (SEBRAE, 2010 )

Existe também a contaminação cruzada pode ocorrer quando, os alimentos ficam juntos, sem proteção (contato direto), utilizam-se equipamentos e utensílios com alimentos crus e, posteriormente, com produtos prontos para o consumo, sem higienização correta entre um e outro uso, o manipulador trabalha ora com matérias-primas contaminadas, ora com produtos prontos e não higieniza corretamente as mãos na troca de atividade. (SEBRAE, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com