TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SIGNIFICADO DA TECNOLOGIA NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE CIRURGIA CARDÍACA.

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

ENFERMAGEM

CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM ENFERMAGEM

David da Silva Oliveira; RA 2485713530

Guilherme Henrique Chaves Xavier; RA 2485814123

Haline Graciely Oliveira da Silva; RA 2485772219

Jefferson Murilo Nunes da Silva; RA 2851175913

Júlia Rodrigues da Silva; RA 2484630059

Lucas Marcelino dos Santos; RA 5633119036

Vitória Camargos Santos; RA 1596863537

Wllysses Fernandes de Miranda; RA 2485714675

O SIGNIFICADO DA TECNOLOGIA NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE CIRURGIA CARDÍACA.

Anápolis-GO

2015

David da Silva Oliveira; RA 2485713530

Guilherme Henrique Chaves Xavier; RA 2485814123

Haline Graciely Oliveira da Silva; RA 2485772219

Jefferson Murilo Nunes da Silva; RA 2851175913

Júlia Rodrigues da Silva; RA 2484630059

Lucas Marcelino dos Santos; RA 5633119036

Vitória Camargos Santos; RA 1596863537

Wllysses Fernandes de Miranda; RA 2485714675

O Significado da Tecnologia na Assistência de Enfermagem em Pós-Operatório Imediato de Cirurgia Cardíaca

                                               Trabalho acadêmico desenvolvido no 1º período de enfermagem na turma de 2015 no turno matutino;

apresentado à disciplina de Ciência e Tecnologia em Enfermagem.

Faculdade Anhanguera;

Câmpus Anápolis .

          Orientador : Professora Vanessa Rosa

Anápolis-GO

2015

Introdução

Veremos que planejar a assistência de enfermagem aos pacientes que serão submetidos à cirurgia cardíaca requer das enfermeiras habilidade e conhecimento a respeito dos possíveis medos e das prováveis reações emocionais que o paciente pode enfrentar frente a essa situação. A orientação pré-operatória ao paciente que vivenciará o processo cirúrgico cardíaco deve visar ao esclarecimento de suas duvidas, fornecendo as informações necessárias e explicando possíveis situações a serem experimentadas. Podem ser evitadas ou minimizadas as complicações pós-operatórias através de processo educativo no período pré-operatório segundo a literatura.

A orientação pré-operatória, para que seja bem compreendido pelo paciente, dever ter em seu contexto qualidade e não quantidade de informações, detendo-se nos pontos de seu interesse. A explicação acerca dos passos do processo cirúrgico deve ser elaborada pela enfermeira de maneira clara e objetiva, em vocabulário simples, para que não seja essa uma orientação ritualizada, repetitiva, pois cada ser é individual e único, merecendo, portanto, uma orientação individual e única.

O Significado da Tecnologia na Assistência de Enfermagem em Pós-Operatório Imediato de Cirurgia Cardíaca

Atualmente os avanços da tecnologia tem feito um papel primordial para a prática de uma assistência completa ao paciente nos pós-operatório, pois as drogas que são administradas neste período de pôs operatório da cirurgia cardíaca devem ser minuciosamente calculadas e dosadas, além de ter que ficar sendo monitorado durante o tempo em que estiver precisando de assistência e cuidados intensivos.

O paciente pré-operatório passa por um período tenso e critico pois deve conviver com a incerteza e insegurança do transporte e pós-operatório, porem deve-se então amparar e fazer com que este indivíduo não sofra mais que o necessário, é preciso manter o ambiente em tranquilidade e silêncio possível, uma vez que as maquinas que são tão necessários quando o cuidado, fazendo barulho que pode levar o indivíduo ao estresse.

Dentre os diagnósticos psicológicos feitos no período pré-operatório de cirurgia cardíaca, o de ansiedade é um dos mais comuns. É um fenômeno universal e uma realidade emocional vivenciada por quase todos os pacientes cirúrgicos. A ansiedade pode influenciar a resposta do doente frente ao tratamento cirúrgico e acarretar efeitos negativos sobre a recuperação pôs operatório. Altas taxas de ansiedade antes da revascularização do miocárdio estão associadas com depressão no pôs operatório, recuperação precária e exacerbação da dor. Níveis moderados de ansiedade pré-operatórios podem auxiliar os pacientes a se prepararem para cirurgia e reduz o estresse da situação.

Acredita-se que existe uma faixa de ansiedade que deve ser considerada desejável e que impulsionara o paciente a agir, por exemplo: fazendo perguntas a equipe, relacionando-se como os familiares e aceitando as restrições impostas pelo preparo pré-cirúrgico. No entanto, um alto grau de ansiedade pode levar o paciente a se mostrar apático, o que ocasionaria dificuldade para aprender as orientações verbais diante da situação vivida.

Deve-se tomar cuidado também com comentários inoportunos próximos ao leito uma vez que este influencia diretamente na recuperação e promoção da saúde ao cliente no P.O.I, causando transtornos e desestabilização do quadro clinico do paciente.

Principal pessoa responsável em dar assistência pré-operatório é o(a) enfermeiro(a) onde esse profissional é o único que tem essa aproximação maior com o paciente, onde o(a) enfermeiro(a) deve trazer com essa a proximidade um conforto, uma segurança e uma tranquilidade ao paciente pré operatório cardíaco. Na assistência pré-operatória o enfermeiro(a) deve ter além do conhecimento sobre o procedimento cirúrgico deve-se também ter um respaldo sobre detalhes de mesmo, pois detalhes de mais pode só aumentar a ansiedade do paciente além de causar uma preocupação maior da família do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com