TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizaconal

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Comportamento Organizacional

Aula-tema 03: Personalidade e Comportamento: Aspectos Motivacionais

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Comportamento Organizacional

Aula-tema 03: Personalidade e Comportamento: Aspectos Motivacionais

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Comportamento Organizacional – à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor:

Anhanguera Educacional

ANO

Introdução

Neste trabalho d você verá a definição de comportamento organizacional e compreenderá a importância deste conceito para a Gestão Empresarial. Verá como as oportunidades e desafios das empresas que podem ser trabalhados a partir do conceito de comportamento organizacional, utilizando áreas  para auxiliar na gestão das organizações. veremos a importância dos comportamentos individuais e coletivos nos processos decisórios e como eles podem promover processos gerenciais eficientes e eficazes à organização.

Desenvolvimento

Comportamento Organizacional é uma área do conhecimento que estuda a influência que os indivíduos, os grupos e a estrutura da empresa exercem sobre o comportamento humano dentro dasorganizações com a intenção de usar esse estudo na melhoria dos processos gerenciais. É o estudo do conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do ambiente de trabalho que possam promover ações gerenciais que facilitem o alcance de bons resultados. As empresas por sua vez, têm uma importante tarefa no compotamento organizacinal.. Cada empresa tem seu grupo de crenças, valores e princípios que formam sua cultura organizacional. Esta cultura é demonstrada a partir do comportamento das pessoas dentro da organização. A tarefa das empresas diante desta realidade, geralmente do setor de RH ou gestão de pessoas, é de alinhar o mais próximo possível, o comportamento do colaborador dentro da empresa e até fora dela, em atuação pelo trabalho, ao comportamento esperado pela organização de acordo com sua cultura organizacional.

Sobre o que foi estudado penso que as empresas devem acompanhar de perto todos seus operários e identificar os prós e contras e o que precisa ser mudado para maior rendimento para ambas as partes pois os “fatores que causam satisfação estão relacionado à própria tarefa, relação homem com o que ele faz, reconhecimento pela realização da tarefa, natureza da tarefa, responsabilidade, promoção profissional e capacidade de melhor executá-la. Por outro lado, constatou que os fatores causadores de insatisfação são fatores ambientais, isto é, externos a tarefa, tais como; tipo de supervisão recebida no serviço, natureza das relações interpessoais, condição do ambiente onde o trabalho é executado e, finalmente, o próprio salário percebido pelo indivíduo para executar seu serviço”. Segundo a teoria de Frederick Herzberg do capítulo 9 do livro texto.

O homem é motivado por natureza, pois ele é um sistema orgânico e não mecânico. Assim a gerência deve procurar criar condições, um ambiente organizacional tal que os membros da organização, em todos os níveis, possam atingir seus próprios objetivos, direcionando seus esforços aos objetivos da organização.

O problema da motivação no trabalho situa-se, inevitavelmente, no contexto da interação dos interesses da organização com os interesses do empregado. As duas partes envolvem-se numa parceria, na qual cada uma deles apresenta, existem demandas explicitas e bastante normas de comportamento na empresa. Para a execução das tarefas, a empresa fornece aos seus empregados o equipamento e o material necessário, este último podendo, muitas vezes não corresponder ás exigência das tarefas e da própria organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (168.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com