TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR FLORENCE AO AJUDAR NA CONSOLIDAÇÃO DA PROFISSÃO E EXERCÊ-LA

Por:   •  26/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA[pic 1]

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA

SCARLET ALVES DE MENEZES - 18112220026

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR FLORENCE AO AJUDAR NA CONSOLIDAÇÃO DA PROFISSÃO E EXERCÊ-LA

Brasília/DF

2018

1.Quais as dificuldades pessoais de Florence para exercer a profissão?

Florence tinha 17 anos de idade quando acreditou ter ouvido um chamado, ela sentia que o seu dever era ajudar o próximo.

Era de família burguesa, possuía conhecimentos sobre vários assuntos e pensava a frente de sua época. Florence enfrentou muitas dificuldades, uma delas vindas de sua própria família e de seu pretendente. Quando se expressava dizendo o quanto queria dedicar-se oferecendo seus cuidados, era repreendida.  Sua família considerava a enfermagem algo inapropriado para alguém como ela e seu pretendente queria oferecer-lhe conforto, se algum dia casassem.

O modelo de casamento da época significava ter filhos e dedicar-se aos serviços de casa. Florence era contra esse papel tradicional e decidiu nunca se casar. Ela sentia que o casamento poderia fazê-la se afastar de seu objetivo maior. Mas em certo momento isso foi bastante doloroso para ela, pois ela conheceu alguém que realmente lhe interessava, alguém que apoiava suas escolhas profissionais. Florence passou por períodos de angústia e solidão.

Um dia Florence prestou cuidados a uma mulher que apresentava queimaduras, isso abriu mais ainda as portas para sua vontade de conhecimento e dedicação. Ela procurou o hospital mais próximo e não gostou do que presenciou, a maior dificuldade era a falta de recursos e higienização, organização e pessoas aptas para prestar o serviço adequado.

Florence foi em busca de especialização na área, em um hospital de freiras católicas, e quando voltou para a cidade, iniciou os trabalhos de melhorias.

Com sua fama, recebeu um convite para ajudar os soldados feridos de guerra e aceitou ir como voluntária. Para isso, ela convocou uma equipe, que seria treinada por ela, e a maior dificulade foi selecionar as pessoas que pareciam ser aptas para o trabalho. Florence continuava a viver a experiência de ver seu desejo ser negado pela família.

Florence obteve o conhecimento de que para a cura e a prevenção da saúde, teriam que possuir boas condições de higiene e alimentação, limpeza do local, assistência de médicos e enfermeiras, e nos locais por onde passava não possuía nada disso. Eram muitos os que necessitavam de cuidados, muitos feridos ficavam pelo chão, o local era fechado, os soldados só tinham as roupas que estavam vestindo e havia pouco material, e existia ainda um enorme preconceito sobre a participação da mulher no exército. Houve uma grande resistencia dos homens ao aceitar Florence como cuidadora.

Com isso, podemos dizer que as maiores dificuldades que Florence enfrentou foi não ser compreendida pela família, principalmente por ser uma mulher de clásse. Passou por situações de preconceito por ser uma mulher atuando em um ambiente de soldados, tendo em vista que a sociedade da época era consideralvelmente machista, e a principal, que foi conseguir fazer com que a enfermagem fosse reconhecida como profissão.

2.Quais as dificuldades para a consolidação da enfermagem como profissão?

A enfermagem era considerada um serviço caridoso e não indicado para as mulheres da burguesia. A época era de doenças infecciosas e a falta de pessoal especializado era grande, a maioria era despreparada e rude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com