TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RECOMENDAÇÕES NECESSÁRIAS PARA MINIMIZAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ACOMETIDOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES INERENTES À DIREÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES.

Por:   •  25/11/2017  •  Artigo  •  3.162 Palavras (13 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 13

TEMA: AS RECOMENDAÇÕES NECESSÁRIAS PARA MINIMIZAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ACOMETIDOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES INERENTES À DIREÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES.

                                                                                                        Kyo Sasamoto ¹                                                                              

                                                                                  Prof. Msc. Faustino da R. Júnior²

                                         

                                          RESUMO        

A presente pesquisa buscou o desenvolvimento do tema “as recomendações necessárias para evitar acidentes por acometidos de doenças cardiovasculares na direção de veículos automotores.” a produção deste estudo visa como problemática comprovar se: existem medidas de trânsito que possam evitar acidentes em decorrência de problemas com portadores de doenças cardiovasculares na direção veicular? Seu objetivo geral é proceder a um estudo descritivo evidenciando as recomendações preventivas como fator relevante para a orientação aos acometidos dde doenças cardiovasculares na direção veicular. De modo específico procura mostrar as principais características das doenças cardiovasculares; assim como verificar as recomendações que podem se tomadas para a condizente direção veicular por acometidos de doenças cardiovasculares. Para isso, metodologicamente foi realizada uma pesquisa exploratória, neste nexo, qualitativa, pois que fundamentada nas concepções dos mais diversos estudiosos do assunto, os quais são partes constantes das referências;.

Palavras-Chave: Doenças cardiovasculares. Direção veicular. Trânsito.

                                             ABSTRACT

This research aims to elaborate on the theme "the recommendations needed to avoid accidents by suffering from cardiovascular diseases in the direction of automotive vehicles ". This study proposes to demonstrate if there are traffic action plans which can avoid motor vehicle collisions provoked cardiovascular diseases. The main objective is to conduct a descriptive study which demonstrate traffic safety recomnendations to enlighten drivers affected by cardiovascular diseases on their condition. As for specific objective we intend to: list the most important characteristics of cardiovascular disease; and exam the recommendations to be followed in this situation. Both qualitative, supported by specialists' opinions on the issue;

Keywords: Cardiovascular Disease. Driving. Traffic.

.___________________________________________________________________

¹Pós Graduanda.

² Coordenador de Pós Graduação

1 INTRODUÇÃO

Hodiernamente, há uma alta taxa em ocorrência de acidentes de trânsito tronando-se um fator prioritário de saúde pública. Se em 1999 ocupava o nono lugar nesse tipo de óbito, a estimativa da organização Mundial da Saúde para 2020 evidencia que alcance o terceiro lugar.

O contexto globalizado destes acidentes de trânsito apresenta a morte de um milhão e duzentas mil pessoas anualmente, variável comparável somente às grandes guerras. Assim, a Organização das Nações Unidas, em Assembleia Geral, sancionou, em dezembro de 2005, a resolução 60/5, que significa uma demanda por melhorias na segurança no trânsito. Este documento retrata o cenário mundial como crítica e procede a sugestões visando o incremento da segurança viária.

Outrossim, este diploma explicita que atuações dos distintos âmbitos dos governos necessitam se aditar às da iniciativa privada e organizações não governamentais, na constante viabilização  de melhores condições de segurança no trânsito. Podemos considerar os acidentes de trânsito hoje como um gravíssimo fenômeno sócio, econômico, tanto pelos elevados índices que tem atingido em nível nacional e internacional, quanto pelas suas características.

Nesta acepção, torna-se imprescindível reportar que, a condução de um veículo solicita capacidade para realizar ações intrínsecas em resposta a um ambiente que está em permanente mutação. Para conduzir um veículo com segurança, o motorista deve ser apto para proceder, sem embaraço, uma diversidade sucessiva de movimentos musculares complexos, altamente precisos, quaisquer que sejam as condições do clima e das vias.

Neste sentido, dentre a gama variada de condições que podem gerar problemas de direção nos condutores de veículos automotores, pode-se ressaltar o processo das doenças cardiovasculares. A atenção que tem sido dedicada a esses pacientes está intimamente atrelada ao fenômeno de que incapacidades súbitas ou mesmo fatais podem comprometer a margem de segurança imprescindível para evitar acidentes de trânsito.

Assim, o problema que precisa ser respondido pela pesquisa é se: Existem medidas de trânsito que possam evitar acidentes em decorrência de problemas com portadores de doenças cardiovasculares na direção veicular?

O tema é relevante para todos os que se inserem no panorama do trânsito, conduzindo a uma justificativa coerente respeitante à constituição desta pesquisa, já que esta se traduzirá em aprimoramento da percepção social, acadêmica e profissional.

Como objetivo geral, se busca apresentar um estudo descritivo demonstrando a importância que assume a tomada de medidas prevemtivas que orientem os acometidos de doenças cardiovasculares na direção veicular.

 Mais especificamente pretende contextualizar: - as principais características das doenças cardiovasculares; - e as recomendações dadas para a condizente direção veicular por acometidos de doenças cardiovasculares.

A pesquisa é qualitativa (bibliográfica), pois, permite a coleta de informação a partir de fontes já elaboradas (referências) examinando cada caso separadamente e constituindo um quadro teórico (método indutivo).  O universo descrito abarca a doença cardiovascular e a direção veicular .

.2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS DOENÇAS CARDIO VASCULARES E A DIREÇÂO VEICULAR: O CASO DOS PORTADORES DE DCEI E CDI

As doenças cardiovasculares (cardio = coração; vasculares = vasos sanguíneos) afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com