TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com enfermeira saude publica

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  1.688 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Com base na entrevista realizada com a Enfa Responsável pela Unidade foram verificadas algumas situações que nos chmam atenção, que demonstram que nem sempre o papel especificado para o Enfo que atua em ESF deveria executar e devido a algumas intercorrencias acabam sendo sendo realizadas parcialmente ou simplesmente esquecidas no decorrer do serviço, no dia a dia.

Mesmo com as bases do serviço bem fundamentadas pelo Ministerio da Saude, seu funcionamento se torna um desafio ao Enfermeiro que atua nesta área. Fatores que vão desde estruturais até de formação profissional esbarram na execução dos princípios deste programa.

Com isso, o atendimento acaba tendo falhas e sua finalidade não se torna plena.

BREVE HISTÓRICO

O Ministério de Saúde brasileiro na tentativa de operacionalizar um modelo tecno-assistencial, pautado nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) propõe, em 1994, o Programa de Saúde da Família (PSF) como uma estratégia para a reorganização da produção de cuidados de saúde, que tem como objetivo reorientar a prática assistencial em direção a uma assistência à saúde centrada na família, entendida e percebida a partir de seu ambiente físico e social.

A estratégia do PSF está estruturada na lógica de atenção básica à saúde, gerando novas práticas setoriais e afirmando a indissociabilidade entre os trabalhos clínicos e a promoção da saúde. Para tanto, necessita desenvolver processos de trabalho que estabeleçam uma nova relação entre os profissionais de saúde e a comunidade, estes processos de trabalho devem se traduzir, especialmente, em termos de desenvolvimento de ações humani-zadas, tecnicamente competentes, intersetorialmente articuladas, e socialmente apropriadas.

No PSF, a prática de enfermagem se insere buscando a reformulação e a integração de ações com os demais trabalhadores da equipe de saúde. Esta reformulação e integração acontecem, principalmente, através de um processo de articulação das intervenções técnicas e da interação entre os outros profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF). Assim, para a compreensão da especificidade do trabalho da enfermeira no PSF é imprescindível que se analise a sua inserção no trabalho da equipe, o modo como se dá sua relação com o processo de trabalho e o modo como a enfermeira realiza o cuidado específico de enfermagem

O PROFISSIONAL ENFERMEIRO NO ESF

Segundo o MS (BRASIL, 2001), as enfermeiras devem realizar práticas assistenciais, administrativas, de coordenação, supervisão, gerência e educativas.

O trabalho da enfermeira no PSF se constitui então de:

-  no monitoramento das condições de saúde, como núcleo da atenção de enfermagem, seja no atendimento individual ou no atendimento grupal; 

- no levantamento e monitoramento de problemas de saúde (seja no enfoque de risco ou de vulnerabilidade) sendo que estes deverão estar articulados à intervenção nos agravos de ordem patológica (e, portanto pautados no saber da clínica)

- no exercício de uma prática de enfermagem comunicativa, no sentido dialógico e emancipatório, buscando a ampliação da autonomia dos sujeitos.

Assim, falar das práticas de enfermagem pressupõe o entendimento de que a enfermagem, enquanto prática social, busca sempre responder às exigências sociais e de saúde de uma determinada época e de um determinado espaço social. 

FATOS APURADOS/CONSIDERAÇÕES

Em entrevista com a Enfermeira Aline da Unidade Básica de Saúde -  ESF, verificamos alguns dados interessantes.

QUESTIONÁRIO APLICADO

  1. Características da Unidade.

A Unidade é mista atende como ESF, Médico (Apoio de médicos não cadastrados), sendo eles Ginecologista, Pediatra e Clínico Geral.

Obs. Ressalta que tem dificuldades por conta do espaço físico para realização das atividades do ESF.

CONSIDERAÇÃO:

  1. Como se faz o acolhimento ESF.

Paciente chega à recepção, dependendo da queixa principal e recepcionado e direcionado para Enfª Aline para avaliação, se for paciente da Unidade e feito o encaixe com o atendimento médico (depende da demanda) se não houver possibilidade de atender e for algo Urgente é encaminhado para PAMA I ou Pronto Socorro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com