TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espiritualidade na saúde mental utilizando a psicologia ativa

Por:   •  15/12/2018  •  Artigo  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

METODO

Realizada uma revisão de literatura, através da BVS, utilizando a base de dados MEDLINE. Utilizando os descritores “Espiritualidade” e “Saúde Mental”. Utilizando os critérios de “ texto completo; base de dados Medline ; Português; A partir de 2010; Artigo.

RESULTADOS

Foram encontrados através da busca pelos respectivos descritores 2629 itens.. Restando 1327 com texto completo e pertencentes a base de dados Medline. Os quais 12 são em português. E 6 foram publicados a partir de 2012. Dos 6 artigos encontrados ao final, 3 foram selecionados por se adequarem á temática “Espiritualidade na Saúde Mental”.

DISCUSSÃO

Backes e colaboradores (2012), afirma que é de conhecimento dos profissionais de saúde, o grande auxilio que a manutenção da espiritualidade promove no bom desenvolvimento do paciente com alguma enfermidade. Principalmente a de caráter crônico. Contudo, muitos profissionais ainda mantém o pensamento critico antigo, visando saúde e doença como um fator apenas fisiopatológico. Excluindo os demais itens pertencentes a essa temática. Atualmente reconhecido por muitos outros profissionais, por mais que haja certa resistência proveniente de determinados grupos de profissionais de saúde.

A dificuldade de reconhecimento da importância da promoção a espiritualidade do paciente é, segundo Backes e colaboradores (2012), possivelmente influenciada pelo árduo modelo biomédico. Fortemente implementado na graduação, acompanhada da falta de abordagem do assunto em questão para o tratamento do paciente. A fim de alcançar a melhora desse paciente. Contudo há um estereotipo de que a espiritualidade e religião são sinônimos, o que proporciona piora na aceitação da promoção da espiritualidade como parte do tratamento e prevenção da saúde mental.

Backes e colaboradores (2012), afirmam que no processo de implantação de oficinas de espiritualidade para usuários de drogas em tratamento, ao serem notadas melhoras no comportamento, muitos profissionais passaram a ter outras opiniões sobre o este modelo terapêutico. Uma vez que trata- se de um ambiente reflexivo, permitindo ao paciente exposição do lado emocional tanto de si quanto do familiar. O que promove aos usuários expor seus pensamentos e analisar, ganhos e perdas juntos aos demais. Facilitando a promoção da saúde mental que está intimamente ligada ao processo de recuperação do paciente usuário de drogas.

A pratica religiosa pode-se caracterizar como a forma individual de manifestar a espiritualidade. Sendo esta essencial, na promoção da saúde mental dos indivíduos. Sendo intimamente ligada na manutenção da saúde física. Reduzindo níveis de ansiedade e depressão. Assim como afirma Alvarez e colaboradores (2016), que a crenças espirituais podem influenciar na adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso, uma vez que influencia em praticas de promoção á saúde, relativo a pacientes em tratamento de insuficiência cardíaca. Pensa-se no fato do desafio moral-ético-espiritual, percebido pelos indivíduos de tal forma, promovendo então maior adesão e aceitação do tratamento.

Segundo Chaves e Gil (2015), após o reconhecimento da importância da espiritualidade e sua manutenção para boa qualidade de vida, pela Organização Mundial de Saúde, promoveu um olhar diferenciado para a temática. Uma vez que anteriormente era vista como contraponto da ciência racional. Atualmente é identificada e avaliada em todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com