TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de Aprendizagem utilizando Metodologias Ativas

Por:   •  16/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

RELATÓRIO DE PROJETO EXTENSIONISTA

 Estratégias de Aprendizagem utilizando Metodologias Ativas  – Etapa 1: Planejamento

        Luana Nobre Manzali

Orientadora: Profa. Esp. Gislaine Munhoz Evangelista

Universidade de Marília

  1. INTRODUÇÃO

Os jogos possuem uma capacidade única de desafiar, motivar e promover enga- jamento, que tem levado seu uso como ferramenta para apoiar o ensino e mudanças comportamentais nas pessoas. Os jogos e a gamificção (uso de elementos de design característicos de jogos em contextos não relacionados a jogos) têm sido utilizados em diferentes áreas e contextos, por exemplo como estratégia  para apoiar os processos de ensino-aprendizagem.

Jogos sérios são aqueles que possuem um objetivo primário além do entretenimento . Jogos digitais para fins educativos têm sido amplamente utilizados, abordando diferentes temas e áreas do conhecimento (alfabetização, leis da Física, saúde pessoal) e direcionados para diversos públicos-alvo (crianças, jovens, adultos) (DENIS; JOUVELOT, 2005; DOMÍNGUEZ et al., 2013; DONDLINGER, 2007; GEE, 2008).

No Brasil, a educação musical integra as diretrizes curriculares da educação básica. A música está presente em todas as culturas, como forma de arte, e exerce um papel importante para o desenvolvimento humano, em diversas fases da vida. De forma semelhante ao que ocorre em outras áreas, jogos digitais têm sido desenvolvidos com o intuito de apoiar o ensino de música em diversos níveis educacionais ). CARVALHO  destaca que há uma lacuna de informação sobre jogos digitais brasileiros voltados para a educação musical, apesar da existência de interesse de empresas, alunos e professores, e de algumas iniciativas.

Além da carência de jogos voltados à musicalização (ensino / prática da música), percebe-se algumas limitações entre os exemplos encontrados. Por exemplo, o Musical Ear (MUSICALEAR, 2016) é um jogo para treino do ouvido musical, que exige algum conhecimento prévio em teoria musical. Há jogos que não exigem conhecimentos técnicos específicos tais como Guitar Hero  e Magic Piano). Embora possam indiretamente exercitar aspectos como ritmo e percepção musical, eles não promovem o ensino e/ou prática de conceitos necessários à iniciação musical. Alguns aplicativos, como por exemplo o Leer Musica  oferecem conteúdo e funcionalidades interessantes para o ensino/prática da música, mas não são necessariamente jogos voltados para apoiar o ensino-aprendizagem.

Propomos um jogo sério com o intuito de apoiar, de forma lúdica e didática, o ensino-aprendizagem de conceitos e elementos básicos de música e teoria musical. A ser disponibilizado como um aplicativo para dispositivos móveis, ao jogar o usuário poderá exercitar e aprender aspectos como ritmo, notas e escalas musicais, percepção musical e partitura, de forma lúdica e interativa.

  1. APRESENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDA  

O projeto tem objetivo conceber e desenvolver um jogo sério para apoiar o ensino- aprendizagem de conceitos básicos sobre música e teoria musical tais como ritmo, notas musicais, escala e partitura. O escopo da ação extensionista incluiu a elaboração de documentos relacionados ao processo de desenvolvimento de jogos (ex. game design document), a construção e avaliação de protótipos e a implementação de uma versão demo a ser disponibilizada publicamente para avaliação

  1. PROBLEMÁTICA

O desenvolvimento do projeto envolveu as seguintes etapas: (1) estudo bibliográfico sobre jogos, processo de desenvolvimento de jogos e aprendizagem baseada em jogos; (2) estudo sobre o ensino de música e identificação dos elementos a serem abordados no jogo;

(3) levantamento e análise de jogos no contexto de educação musical; (4) concepção do jogo e elaboração do documento de design do jogo, que inclui informações como estória, roteiro, personagens, regras, fluxos e estilos de interação, mecânica do jogo etc.; (5) construção e avaliação de protótipos de baixa e de alta fidelidade; (6) desenvolvimento e publicação de uma versão demo do jogo.

De forma cíclica, tendo como base princípios ágeis, o desenvolvimento do software incluiu etapas de concepção, design, construção, avaliação e implantação/publicação. A cada iteração, uma nova versão dos artefatos (software ou documento) foi produzida. A concepção envolveu atividades de brainstorming, geração e documentação das idéias, por exemplo utilizando protótipos de baixa fidelidade (não-funcionais) como esboços em papel feitos à mão. Na etapa de design, as idéias aprovadas foram desenvolvidas e documentadas nos artefatos, através de descrição textual, modelos, diagramas e desenhos. A construção envolveu atividades de codificação e testes, para produzir protótipos interativos (funcionais), os quais foram avaliados com o intuito de fornecer informações como melhorias e correções necessárias. Por fim, a fase de implantação envolveu aprovar e disponibilizar a nova versão dos artefatos produzidos ao longo do ciclo. As ferramentas utilizadas incluíram a engine Unity, o repositório GitHub e o editor de partituras MuseScore.

  1. PLANO DE AÇÃO

O desenvolvimento do projeto envolveu as seguintes etapas:

Jan/2023

Abril2023

Recrutamento e capacitação da equipe

Abril/2023

Agosto/2023

Levantamento e análise de jogos sérios sobre música e teoria musical

Abril/2023

Agosto/2023

Prospecção de possíveis parceiros (ex. escolas, secretarias de educação

Maio/2023

Set/2023

Concepção, projeto, implementação e avaliação de protótipos

Out/2023

Out/2023

funcionais do jogo.

Disponibilização de versão demo do jogo.

Out/2023

Nov/2023

Avaliação do jogo com grupo de usuários.

Nov/2023

Dez/2023

Elaboração e apresentação de relatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (448.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com