TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Física do CC e Recursos Humanos

Por:   •  28/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2] 

Estrutura Física do CC e Recursos Humanos

Ana Cláudia Fernandes de Oliveira

Professora: Elisete

Centro Cirúrgico

A SOBECC tem como função. planejar e organizar o funcionamento no centro cirúrgico, auxiliando na orientação da equipe profissional.

O centro cirúrgico é organizado pelo CC (Centro Cirúrgico), recuperação pós anestesia (RPA) e o centro de materiais e esterilização (CME). O CC tem como objetivo realizar procedimentos anestésicos cirúrgicos em condições confortáveis para o paciente e a equipe, de modo geral é dividido em vestiários, corredores internos, área de escavação sala cirúrgicas etc. Especialmente é o setor com mais riscos de infecções, classificado como áreas restritas, semi restritas e não restritas. A estrutura e a arquitetura do CC devem atender a legislação sanitária que diz respeito à dimensões mínimas diárias, localização, instalações elétricas etc. O Enfermeiro deve conhecer essas resoluções.

ACABAMENTO

Como todas as áreas do CC são submetidas à limpeza terminal constante, há necessidade da utilização de materiais resistentes a desinfetantes e máquinas de lavagem e aspiração, para o acabamento de pisos e paredes. Para o revestimento de ambientes de áreas críticas e semicríticas é indicado utilizar produtos de acabamento que tornem as superfícies monoliticas, com o menor número possível de ranhuras ou frestas, mesmo após o uso e a limpeza frequentes. Além de infraestrutura específica, equipamentos, recursos materiais e humanos, é necessária efetiva interação entre todas as áreas do hospital, de modo a garantir a eficácia e a eficiência do funcionamento do CC. A implementação de qualidade e o individualização da assistência prestada ao cliente cirúrgico determinaram o resultado

RECURSOS HUMANOS

O Centro cirúrgico tem como objetivo dar assistência curativa e individualizada. A Atuação no CC é de forma coletiva e feita por vários profissionais, cirurgiões,  anestesistas, equipe de enfermagem, técnicos de radiologia e laboratório. É importante que o recursos humanos sejam respeitados por todos os métodos utilizados nos postos de trabalho, funcionários por hora de assistência, por sítio funcional ou de uso de fórmulas para cálculos de pessoal em cirurgias de urgência e emergência acredita-se que essa aplicação contribui para o bom funcionamento do entendimento e os cuidados da enfermagem. O método de cálculo baseado na carga de trabalho considera os seguintes indicadores. Carga média de trabalho de unidade, destruição de percentual dos profissionais de enfermagem. Índice de segurança técnica e tempo efetivo de trabalho. O profissional da enfermagem tem atividades relativas ao funcionamento da unidade, atividades de técnico administrativas, assistenciais e de administração de pessoal. O técnico assim como o enfermeiro também tem responsabilidades no CC, geralmente o técnico de enfermagem exerce a função de circulante na sala. A importância do trabalho em conjunto de todos os integrantes da equipe cirúrgica,  de modo a conferir ao cliente os mais elevados padrões de qualidade de assistência segura e livre de risco evitáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com