TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise à Estrutura de Recursos Humanos

Por:   •  10/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.863 Palavras (12 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

 


        [pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

Índice

Introdução        2

Classificação das variáveis        3

Análise à Estrutura de Recursos Humanos        4

Como as pessoas com capacidades empreendedoras acabam por procurar trabalho em organizações já existentes?        4

As pessoas empreendedoras tem a melhor performance ou o melhor desempenho no seu trabalho?        5

Será a média de nível de empreendedorismo igual a 3,7?        6

A média do intraempreendedorismo difere nos homens e nas mulheres?        7

A performance do trabalhador na empresa é impactada pela liderança transformacional?        9

Referências Bibliográficas        12

Anexos        13

Introdução

O contexto vivido nos últimos anos em Portugal e no mundo, nomeadamente devido à pandemia Covid-19 e mais recentemente ao conflito armado na Ucrânia veio dificultar a criação de novas empresas e o empreendedorismo” - este é o mote para este trabalho.

No âmbito da Unidade Curricular de Estatística II do 2º ano da Licenciatura em Finanças e Contabilidade da ISCTE Business School lecionada pela docente Sofia Lopes Portela, foi-nos proposto fazer um trabalho onde é feita a análise estatística de um questionário elaborado pelo Departamento de RH de uma grande empresa portuguesa, com o objetivo de medir as perceções de intraempreendedorismo, liderança transformacional, bem-estar e performance dos seus trabalhadores.

Este trabalho tem como objetivo pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer deste semestre sobre testes paramétricos e não paramétricos, através da utilização do programa informático SPSS e consolidar as interpretações de análises estatísticas em contextos reais e respetivas implicações futuras.

O programa SPSS – Statistical Package for the Social Sciences permitiu a análise estatística dos dados obtidos no questionário e deu origem a um relatório composto por análises de estatística descritiva, de estimação por intervalos e ensaios de hipóteses.

Para começar, classificamos cada uma das variáveis, utilizando a Estatística Descritiva. De seguida, com o objetivo de avaliar a segurança na tomada de decisão, recorremos aos intervalos de confiança e à experimentação de diferentes graus de significância. Decorrida esta fase inicial, fazemos um teste a 1 média com o objetivo de avaliar o desempenho do modelo interno que avalia a performance dos trabalhadores; e um teste a 2 médias de modo a vermos as diferenças de intraempreendedorismo entre os dois géneros. Segue-se um teste ANOVA com o intuito de descobrir se a performance dos trabalhadores está ligada com a liderança transformacional, e terminamos o trabalho com um teste a uma proporção, de modo a medir o bem-estar dos trabalhadores.

Classificação das variáveis

Numa fase inicial, ir-se-á proceder à classificação das variáveis que foram a presentadas na base de dados do SPSS de forma a compreender melhor as caraterísticas da amostra em análise.

Sexo

Variável qualitativa nominal, sendo que a partir dela só podemos calcular a moda, ou seja, o valor que mais vezes foi observado. (Anexo 1)

Nível socioeconómico

Variável qualitativa ordinal, as informações são classificadas em categoria de forma ordenada, regista uma qualidade.

Intraempreendedorismo

Variável quantitativa discreta, sendo que a partir dela só podemos calcular a média, variável de natureza numérica, os dados assumem finitos ou infinitos numerável. (Anexo 2)

Liderança transformacional

Variável quantitativa discreta, sendo que a partir dela só podemos calcular a média, variável de natureza numérica, os dados assumem finitos ou infinitos numerável.

Bem-estar

Variável quantitativa discreta, sendo que a partir dela só podemos calcular a média, variável de natureza numérica, os dados assumem finitos ou infinitos numerável.

Performance

Variável qualitativa ordinal, as informações são classificadas em categoria de forma ordenada, regista uma qualidade.

Estatística Descritiva

A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e interpretar um conjunto de dados. Algumas das medidas usualmente usadas para descrever um conjunto de dados são medidas de tendência central e medidas de variabilidade ou dispersão. Esta será a técnica utilizada pelo departamento de RH com o objetivo de acrescentar valor à análise em curso, no sentido de percecionar o intreempreendedorismo na Empresa X.

Sexo: Para esta variável realizou-se um pie chart que permite verificar que dos 100 trabalhadores inquiridas, 61(61%) são do sexo masculino (código 1) e 39 (39%) são do sexo feminino. Como a variável sexo é qualitativa, apenas podemos classificar a moda, sendo esta o sexo feminino, pois é a que tem frequência máxima (61%). (Ver Anexo 1) 

Nível socioeconómico: Pela análise desta variável, verifica-se que média é de 3,03 e a mediana é 3. Como Média ≥ Mediana, conclui-se que a distribuição é assimétrica positiva (enviesada à esquerda). A distribuição é platicúrtica (mais achatada), pois o valor da curtose/kurtosis é de -1,369 < 0. A variância é de 2,191 e o desvio-padrão, S, é igual a 1,480.

Intraempreendedorismo: Para esta variável é possível concluir que a média é 3,650 e a Mediana é 3,6. Tendo em conta que Média ≥ Mediana, pede-se conclui que a distribuição é assimétrica positiva (enviesada à esquerda). A distribuição é leptocúrtica (menos achatada), pois o valor da curtose/kurtosis é de 0,332 > 0. A variância é de 1,074 e o Desvio-Padrão, S, é igual a 1,03626. (Ver Anexo 2)

Liderança transformacional: Nesta variável verifica-se a média de 3,8240 e a mediana de 3,75, podendo-se concluir que como a Média ≥ Mediana, a distribuição é assimétrica positiva (enviesada à esquerda). A distribuição é platicúrtica (mais achatada), pois o valor da curtose/kurtosis é de -0,310 < 0. A variância é de 0,967 e o Desvio-Padrão, S, é igual a 0,98351.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (660.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com