TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DE ESTUDO DE CASO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Por:   •  2/11/2018  •  Resenha  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

FICHAMENTO DE ESTUDO DE CASO

ISABELLE GONÇALVES DE SOUZA

[pic 2]

RIO DE JANEIRO

2018

REFERÊNCIA:

HAMERMESH. R.G, ASPINALL. M.G, GORDON. R. Plavix: Drogas na Era da Medicina Personalizada. P.3.Novembro, 2010.

IMS HEALTH. , RICHWINE. L., ALLEN. J., “Shifting fortunes in API market growth”, Pharmaceutical Technology, Dezembro de 2009. “Plavix gets new FDA Warning”, Reuters, Março de 2010.

 NEERGAAR. L. , “FDA approves new blood thinner to lower heart attack, stroke risk”, Associated Press, Novembro de 1997.

Plavix gets US approval. Dow Jones Factiva, Novembro de 1997.

PERONE. M. “FDA clears Eli Lilly’s blood thinner Effient”, Associated Press. Julho, 2009.

JEFFRIES. “SMR: StockMarketsReview.com”. Julho de 2010.

SIMMONS. B.B, SALZMAN. B.E. “Aspirin + clopidogrel therapy: How does your care compare to the evidence?” The Journal of Family Practice, Vol. 57, Nº 1, Janeiro de 2008.

PLAVIX: DROGAS NA ERA DA MEDICINA PERSONALIZADA

  1. Aprovação da medicação pela FDA

O autor relata no texto que em 1997, a FDA aprovou o clopidogrel um remédio que reduz o risco de ataque cardíaco e derrame, desenvolvido pelas empresas BMS e Sanofi. Seu nome comercial é plavix. Segundo um artigo da Associated Press, foi “maior estudo de uma nova droga já realizado”, onde os testes foram feitos em 19 mil pacientes em 16 países.

A FDA uma agencia federal do departamento de saúde e serviços humanos dos EUA achou que o clopidrogrel era 8,7% melhor do que a aspirina, reduzindo os coágulos de sangue após um ataque cardíaco prévio. Porem, á agencia que comercializa essa medicação não considerou o clopidrogrel como superior a aspira. No ano de 2009 a comercialização de Plavix tinha chegado a $9,8 bilhões por ano, dos quais $5,6 bilhões eram nos EUA fazendo dele a segunda droga mais vendida nos EUA e em outros lugares do mundo.  Plavix foi a segunda droga mais receitada do mundo após lipitor.

  1. Problemas enfrentados pelo Plavix

Um dos problemas que envolvia era a evidência emergente de que Plavix não respondia tão bem em pacientes com uma variante de genótipo relativamente comum. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) em janeiro de 2009 13 descobrindo que plavix era incapaz de atender a necessidade do paciente se tivessem até mesmo uma única cópia de uma mutação genética de “perda de função” particular (a variante do alelo CYP2C19*2) do seu gene CYP450. Com isso o plavix enfrentava a concorrência de duas novas drogas com tipos de mecanismos diferentes do plavix: O Effient de Eli Lilly (Lilly), essas drogas foram aprovadas em 2009, sendo aprovada como uma droga anticoagulante.

  1. Histórico do Plavix

O autor explica o histórico de plavix: “Médicos tipicamente receitavam Plavix para pacientes que tinham risco para sofrer, ou que tinha recentemente sofrido um ataque cardíaco ou derrame ou que foram diagnosticados com má circulação nas pernas. Plavix funcionava impedindo que plaquetas sanguíneas se aglutinassem para formar coágulos – uma causa principal de ataques cardíacos e derrames”.  

  1. Concorrência Americana

De acordo com a concorrência americana as recomendações variaram se o uso combinado de clopidogrel juntamente com aspirina foi mais eficiente do que aspirina sozinha. Um artigo de janeiro de 2008 recomendava aos médicos que utilizassem três tipos de tratamentos diferentes dependendo da situação do paciente.  O artigo recomendava que para pacientes com stents eluindo drogas, aspirina mais clopidogrel deveriam ser dados durante 12 meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com