TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Por:   •  2/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Através dos sentidos podemos perceber o ambiente externo e isso é possível devido aos nossos receptores sensoriais(células especializadas em captar os mais diversos estímulos).

Essas células estão espalhadas por todo nosso corpo,sendo mais concentradas nos órgãos do sentido. O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão humano: a pele.

Depois de captados pelas células sensoriais, os estímulos serão recebidos e interpretados por centros específicos do sistema nervoso que produzirão respostas voluntárias ou involuntárias e esses receptores sensoriais podem ser classificados em:

Exteroceptores: Captam estímulos vindo do ambiente (estão localizados nos órgãos dos sentidos).

Proprioceptores: Percebem a posição espacial do indivíduo. localizam-se nos músculos, tendões, articulações e órgãos internos.

Interoceptores: Percebem as condições internas do corpo como a composição do sangue, variação de pH, pressão osmótica, a temperatura,o que nos permite sentir fome, frio, calor, náuseas, dor etc.

A pele é o maior órgão do corpo humano e é constituída por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si - a epiderme (mais externa, formada por tecido epitelial) e a derme (mais interna, formada por tecido conjuntivo). Ela também o maior órgão respiratório e oferece proteção e filtra as substâncias prejudiciais, enquanto atua, ao mesmo tempo, como um órgão sensorial: a pele transfere estímulos sensoriais através do sistema nervoso para o cérebro.

Sob a epiderme, encontra-se a derme, a qual contém receptores da dor e do tato, cujas ramificações chegam até a superfície da pele e a muitas das glândulas funcionais da pele:

Glândulas sudoríparas(produzem o suor)

Glândulas sebáceas(produzem óleo)e

Folículos pilosos(produzem pêlos)

Além disso, na derme existem vasos sangüíneos, os quais fornecem a nutrição à pele e a tornam quente, os nervos ramificam- se por todas as camadas da pele. Abaixo da derme existe uma camada de gordura que ajuda a isolar o corpo contra o calor e o frio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com