TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera                          [pic 1]

Enfermagem


Disciplina: Farmacologia

 

Medicamentos Cardiovasculares

Professor. Flavio Hernandes

                                                                      Ellen da Silva Cardoso                 RA: 129951493

Marina Alcântara da Silva            RA: 1299200824

Campinas 2015

Introdução

Definição sobre o sistema cardiovascular e suas respectivas funções, medicamentos que atuam sobre o sistema cardiovascular sendo abordados temas específicos como: Anti-Hipertensivos, Betabloqueadores e Diuréticos.

Campinas 2015

Sistema Cardiovascular

A função primária do sistema cardiovascular é levar sangue para os tecidos, fornecendo assim, os nutrientes essenciais para o metabolismo das células, enquanto ao mesmo tempo, remove os produtos finais do metabolismo das células.

 O coração atua como bomba.  Os vasos que conduzem o sangue para os tecidos são as artérias.  Os vasos que conduzem o sangue dos tecidos de volta ao coração são as veias.  Nos tecidos interpostos as veias e artéria temos os capilares, que são responsáveis pelas trocas de produtos finais do metabolismo e líquidos.

O sistema cardiovascular também participa de diversas funções homeostáticas:  Regulação da pressão arterial. Carrega hormônios reguladores de seus locais de secreção para seus locais de ação. Regulação da temperatura corporal. Ajustes homeostáticos em estados fisiológicos como por ex; hemorragia e exercício.

Medicamentos que atuam sobre o sistema cardiovascular

Anti – Hipertensivos

Os anti-hipertensivos são uma classe de fármacos utilizados no tratamento da hipertensão. A atuação dos medicamentos na pressão arterial ocorre por seus efeitos sob a resistência periférica e/ou débito cardíaco. Isso pode ser feito por aqueles que inibem a contrabilidade do miocárdio ou reduzem a pressão do ventrículo do coração.

A pressão arterial elevada é um problema de saúde pública. Promove alterações patológicas vasculares e causa hipertrofia do ventrículo esquerdo. Pode levar acidente vascular cerebral (AVC), infarto e morte súbita. Hipertensão é classificada como aquela maior ou igual a 140/90. Inicialmente só são tratados com medicamentos aqueles pacientes com pressão arterial diastólica fora do limite 85-94 mmHg.

Os anti-hipertensivos são classificados em:

Campinas 2015

Diuréticos

Tiazidas e outros agentes comuns - ex. hidroclorotiazida

Diuréticos de alça - ex. furosemidaácido etacrínico

Diuréticos poupadores de K+ - ex. espironolactona

Simpaticolíticos

De ação central - ex. metildopa

Bloqueadores de neurônios adrenérgicos - ex. reserpina

Antagonistas beta-adrenérgicos - ex. propranolol

Antagonistas alfa-adrenérgicos - ex. prazosina

Antagonistas misto adrenérgicos - ex. carvedilol

Vasodilatadores

Arteriais - ex. hidralazina

Arteriais e venosos - ex. nitroprussiato

Bloqueadores dos canais de Ca+2

Ex. verapamilanlodipina

Inibidores da enzima conversora de angiostensina

Ex. captoprilenalapril;

Antagonistas dos receptores de angiostensina II

Ex. losartanovalsartano

Betabloqueadores Adrenérgicos

Os bloqueadores beta-adrenérgicos ou betabloqueadores são uma classe de fármacos que têm em comum a capacidade de bloquear os receptores β (beta) da noradrenalina. Possuem diversas indicações, particularmente como antiarrítmicosanti-hipertensores e na proteção cardíaca após enfarte do miocárdio.

Campinas 2015

Os beta bloqueadores foram descobertos por Sir James Black (Imperial Chemical Industries) no Reino Unido em 1962. O protótipo desta classe de medicamentos, opropranolol, foi utilizado para o tratamento da hipertensão arterial em 1964 por Prichard e Gillam. Desde então mais de 24 moléculas diferentes foram disponibilizadas. Rapidamente esta classe de medicamentos ocupou o primeiro lugar na lista dos medicamentos aconselhados para o tratamento da doença coronária, sendo considerados como uma das mais importantes descobertas da farmacologia e da medicina do século XX, 1 destronando os bloqueadores dos canais de cálcio perigosos nestes pacientes pois diminuem o fluxo arterial das regiões subendocáricas do coração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com