TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia da circulação

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

FISIOLOGIA DA CIRCULAÇÃO

O  sistema circulatório é formado por um conjunto de tubos fechados denominado vasos sanguineos no interior dos quais circula o sangue; tem por função transportar nutrientes, produtos do metabolismo, fármacos, hormônios e células do sistema imune, entre outros.

Os tubos que transportam sangue apresentam características morfológicas e funcionais que os diferencia. Desta forma, podemos dividi – los em artérias, veias, capilares e vasos linfáticos. As artérias transportam sangue oxigenado para os tecidos sob pressão; nas veias, o fluxo de sangue depende de outros fatores, não exclusivamente de pressão, já que a pressão nesse compartimento de sistema circulatório é muito baixa. As veias, auxiliadas pelos linfáticos, drenam o sangue dos tecidos (rico em CO2), de volta para o coração e daí para os pulmões, onde é oxigenado. As veias são os maiores reservatórios de sangue: 64% de todo o volume sanguineo esta nelas, isso porque a parede da veia é menos rígida do que da artéria. O sangue nas veias flui para o átrio direito e qualquer alteração da pressão do átrio pode refletir sobre a dinâmica das veias. Por isso, a pressão do átrio direito é chamada de pressão venosa central.

O aumento da pressão venosa central pode ter uma causa fisiológica ou patológica. Por exemplo: o aumento da atividade muscular eleva o retorno venoso por ativação simpática. Esse aumento do retorno venoso provoca um aumento da pressão venosa central: isso é fisiológico. Agora, na insuficiência cardíaca, o coração é incapaz de bombear todo o sangue que chega até ele, de forma que a pressão no átrio direito aumenta ( por acumulo de sangue no coração direito) e, consequentemente, o volume de sangue nas veias aumenta também, causando distensão e aumento da pressão venosa.

O transporte de nutrientes para os tecidos e a remoção de excretas ocorre nas estruturas de menor calibre do sistema circulatório por um processo definido como difusão( passagem de substancias de um compartimento onde estão mais concentradas para um compartimento onde estão menos concentradas). Essas estruturas formam a microcirculação e os elementos que as compõem são as arteríolas, vênulas e capilares, sendo que o transporte ocorre nos capilares.

Os capilares são estruturalmente favorecidos para permitir a troca entre sangue e tecido, uma vez que alguns são porosos, ou seja, apresentam fendas que permitem a passagem dos nutrientes ou possuem transportadores específicos nas suas membranas; contudo, raramente há passagem de proteínas pelos capilares. Vale lembrar, que substancias lipossolúveis atravessam a membrana do capilar e não necessitam do poro; somente   as substancias hidrossolúveis dependem do poro ou proteinas transportadoras para atravessar a membrana capilar.

 O movimento de liquidos através da membrana do capilar é determinado por pressão que favorecem a saída; outras favorecem a reentrada dos liquidos no capilar, mantendo um equilíbrio conhecido como equilíbrio de Starling.

As pressões que promovem a filtração do plasma são a pressão capilar e a pressão das proteínas do interticio ( espaço entre as células) e as pressões que favorecem a reabsorção do liquido do interticio são a pressão das proteínas do plasma e a pressão de filtração são a pressão do capilar e pressão das proteínas do plasma. O excesso de liquido no interstício é removido pelos vasos linfáticos, impedindo que se acumule o que poderia causar edema ( excesso de linquidos do interstício). De fato, quando o sistema linfático falha, ocorre edema acentuado, o que é comum nos quadros de filariose ou elefantíase .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com