TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Por:   •  16/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO[pic 1]

GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

        

Anacristina Santos Hahn

Ana Vitoria Ferreira Primo

Vanesa Marques de Campos

Sistema de informação da atenção basica

(SIAB)

VÁRZEA GRANDE - MATO GROSSO

2018[pic 2]

        

Anacristina Santos Hahn

Ana Vitoria Ferreira Primo

Vanesa Cristina Marques de Campos

Sistema de informação da atenção básica

(SIAB)

Projeto de pesquisa apresentado como um dos requisitos para a avaliação da disciplina Epidemiologia aplicada a enfermagem do curso de graduação em enfermagem do UNIVAG – Centro Universitário.

Orientador: Ms. Eluani Silvano Vilarinho.

VÀRZEA GRANDE - MATO GROSSO

2018[pic 3][pic 4]

SUMÁRIO[pic 5][pic 6]

1. INTRODUÇÃO        6

2. OBJETIVO        7

3. DESENVOLVIMENTO        08

3.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA (SIAB)..................08

3.2 INSTRUMENTOS ULTILIZADOS PARA ALIMENTAR O SISTEMA....09,10

4.CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


1. INTRODUÇÃO

        

Neste trabalho iremos abordar o sistema de informação da asistência basica (SIAB), aprofundando nos instrumentos que alimenta este sistema e a sua função,ressaltando a importância deste para a vigilância em saúde .        


2. OBJETIVO

O objetivo da realização deste trabalho é identificar  os pontos cruciais do uso desse sistema na atenção basica, levando o conhecimento dos instrumentos utilizados para a organização deste.

3. DESENVOLVIMENTO

        

3.1 Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB)

O SIAB é um sistema que foi criado pelo DATASUS em 1998 para delimitar um território, levantar os  problemas deste para melhor intervir e acompanhar a população na sua realidade socio-econômica e sanitária.

O SIAB é um sistema que foi implantado em 1998,  em substituiçao ao Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitarios de Saúde (SIPACS). ... para o acompanhamento  das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Familía – PSF, (DATASUS,2018).

Este sistema é uma ferramenta importante na assistência, pois tem a função norteadora para Estratégia de Saúde da Familía – ESF, para melhor uso desta é necessário de uma capacitação da equipe para alimentar os dados de informação de forma completa. As Diretrizes Operacionais do SIAB tem como função:

  • Qualificar os dados do Sistema da Atenção Básica;
  • Organizar o acompanhamento por meio dos envios dos relatórios pelas equipes de saúde;
  • Avaliar sistematicamente as atividades realizadas pela equipe de saúde;

As ferramentas disponibilizadas pelo sistema ajuda a planejar as ações preventivas e reabilitadoras, pois este instrumento faz o levantamento de dados sociais, econômico, hábitos de vida, saude da mulher e da criança e doenças atraves do seu modelo informatizado e manual, contendo fichas para diferentes demandas populacional. È uma ferramenta gerencial ultilizadas pelos gestores de saude para verificar e acompanhar os serviços prestados pela equipe de saude aos usuarios, sendo essenciais para orientação dos processos como a implantação, consolidação e reformulação das práticas de saúde 

3.2 Instrumentos Ultilizados para Alimentar o sistema

O sistema é um banco de dados (Software), que tem como objetivo armazenar e processar as informações relacionadas à estratégia da Saúde da Família. Este serve para a análise dos dados obtidos, devidamente registrados, classificados, organizados, relacionados e interpretados dentro de um contexto para gerar conhecimento conduzindo à melhor compreensão de fatos e situações.

Os instrumentos utilizados pela equipe de saúde para alimentar o sistema são fichas preenchidas manualmente pelos agentes de saúde e consolidadas em tres blocos centrais, cadastramento da familia (fichas A), relatorio de situaçao de saude e acompanhamento das familias (SSA) e relatorio de produçao e marcadores para avaliaçao (PMA) sendo estes preenchidos pelo profissional indicados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (311.8 Kb)   docx (611.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com