TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Por:   •  26/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 4

                             

                            UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
                    CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

                              KETELYN RIBEIRO DE SOUZA

Observar, pesquisar e construir o conhecimento:  O uso da Didática nas disciplinas

                         

                                                   Juiz de fora

                                                      2021

                              [pic 1][pic 2] 

           PCC – PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

                                DIDÁTICA CEL0304/ EEL0001

         Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento

A charge abaixo fez parte da questão 26 da Prova do Curso de Letras do ENADE 2017 Analise com atenção, pois nos traz muitas reflexões acerca da importância da Didática.

[pic 3][pic 4]

Relembre uma situação de quando você cursou o Ensino Fundamental e Ensino Médio em que o Professor(a) agiu totalmente ao contrário da Professora da Charge ao lançar um conteúdo, ou seja, usou a Didática em todas as suas dimensões. Pode ser também um exemplo de situação com estudantes atuais.

Essa situação aconteceu com minha mãe não com ela e sim com um colega de sala que veio de Belo Horizonte, a professora passou um trabalho sobre a Capita do estado de Minas Gerais BH, como ela já tinha falado sobre Belo Horizonte durante as aulas, ela pediu para que os alunos fizessem um texto sobre lá, só que esse aluno tinha chegado depois, e ele chegou na escola justo nesse dia do trabalho e como ele veio de lá ele queria contar sobre Belo Horizonte, a professora não deixou no momento em que eles estavam fazendo o trabalho, iria deixar só depois que todos terminassem o trabalho, e assim foi.

Pense em um tema de conteúdo para a disciplina que poderá futuramente lecionar. Como você agiria se estivesse no lugar do(a) Professor(a) da Charge e ao lançar esse conteúdo os alunos tivessem reações parecidas?

Eu escolheria um tema sobre os países, estados que eles queriam conhecer, depois pedira para que eles pesquisassem sobre esse país e trazer na próxima aula.

Mas nesse caso minha opinião eu agiria diferente pois, o aluno já morou lá sabe como são as coisas, no estado e na cidade que viveu, então eu o deixaria se expressar e tirar dúvidas, e pegar o que ele falou para jogar na matéria e ficar tranquilo na hora da prova tanto para ele como para os colegas, esse seria a forma de como eu agiria.

Quais atividades sugere para que o conteúdo do tema lançado na aula seja assimilado pelos alunos?

Colocaria os alunos em dupla, onde cada um falou sobre o mesmo lugar, e pediria para que eles fizessem a pesquisa, com maquete, ou na cartolina, na criatividade deles. E pediria para que me entregassem a escrita.

Como você fará a avaliação da aula para saber se os alunos entenderam o que foi apresentado?

A avaliação seria feita na hora da atividade que foi proposta aos alunos formados em dupla na hora da apresentação do trabalho, e a escrita. Então seria a apresentação do trabalho mais a escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (255.4 Kb)   docx (257.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com