TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene das Maos

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Higienização Simples das Mãos em Ambiente Hospitalar

       Cadeia de infecção, técnicas asséptica nos serviços de saúde, promoção da transmissão de infecção hospitalar, procedimentos de lavagem das mãos.

        - Higienização das mãos

       É uma medida simples, que previne infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo lavagem das mãos foi substituído por higienização das mãos devido a abrangência deste procedimento, esse termo inclui higiene simples, antisséptica, a fricção antisséptica e a antisséptica cirúrgica das mãos.

      As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contado pele com pele e ou contato com objetos e superfícies contaminados. Encontra-se na pele das mãos duas populações de microrganismos:

  • Microbiota Residente: Microrganismo de baixa virulência como – Estafilococos, Corinebactérias e Micrococos, tais que colonizam camadas mais internas da pele, sendo assim mais difícil a remoção.
  • Microbiota Transitória: Coloniza camada superficial da pele, permitindo assim ser removida com facilidade pela higienização das mãos. Representada pelas bactérias Gram-negativas, como – Enterobacterias (Escherichia Coli), bactérias não  fermentadoras (Pseudomonas aeruginosa), além de fungos e vírus.

Os patógenos hospitalares mais relevantes são:

- Staphylococcus aureus: é uma bactéria do grupo dos cocos gram-positivos, frequentemente encontrada na pele e nas fossas nasais de pessoas saudáveis. Entretanto pode provocar doenças, que vão desde uma simples infecção (espinhas, furúnculos e celulites) até infecções graves (pneumonia, meningite, endocardite, síndrome do choque tóxico, septicemia e outras).

 - Staphylococcus epidermidis: é uma bactéria gram-positiva. Patologias como: Endocardite, pústulas de acne, furúnculo, abscessos e outras patologias associadas ao estado de imunossupressão.

- Enterococcus ssp: são bactérias gram-positivas, normalmente encontradas no intestino e no trato genital feminino. aparelho respiratório, aparelho urinário, queimaduras, e também causa outras infecções sanguíneas.

- Psedomonas aeruginosa: é uma bactéria gram-negativa, aeróbica, que afeta aparelho respiratório, aparelho urinário, queimaduras, e também causa outras infecções sanguíneas.

- Klebsiella spp: é uma bactéria gram-negativa, provoca pneumonia, infecção no trato urinário, infecções nos serviços de cuidados intensivos e infecções neonatais.

- Enterbacter ssp: é uma bactéria gram-negativa algumas são agente patogénicos oportunistas, sendo a causa de queimaduras, ferimentos e infecções urinárias. Ocasionalmente, podem também provocar septicemia e meningite.

      As taxas de infecções e resistência microbiana aos antimicrobianos são maiores em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), devido a vários fatores: maior volume de trabalho, presença de pacientes graves, tempo de internação prolongado, maior quantidade de procedimentos invasivos e maiores uso de antimicrobianos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com