TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da higienização das maos

Por:   •  7/9/2015  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  8.457 Visualizações

Página 1 de 2

Historia da Higienização das Mãos

Os primeiros conhecimentos na historia das infecções hospitalares, veio acompanhando com a criação dos primeiros hospitais, onde não havia separação por gravidade de doença e nem técnicas de assepsias para evitar a proliferação das infecções.

No século XIX, iniciou a realização dos procedimentos cirúrgicos domiciliares, onde constatou que a mortalidade relacionada a amputação era de 41,6% quando realizado em ambiente hospitalar e 10,9% quando realizado em ambiente domiciliar.

Com isso, em 1846, o médico Semmelweis, notou que a relação da febre puerperal estava relacionada com os cuidados médicos, onde iam da sala de autopsia, para a sala de obstetrícia, levando um odor desagradável nas mãos.

Por volta de 1849, Semmelweis levou medidas de higienização nas mãos com solução clorada após autopsia e contato com os pacientes, aos médicos e estudantes. Assim, após essa intervenção, a taxa de mortalidade caiu de 12,2% para 1,26%, demonstrando que a higienização apropriada das mãos, poderia prevenir e evitar mortes maternas.

Já a prevenção de infecção na enfermagem, se destacou pela Florence Nightingale em 1854, quando foi convidada para ir a Guerra da Criméia, com o objetivo de reformular a assistência aos pacientes, onde se deparava com situações precárias e vários casos de infecção pós-operatória. Onde passou a iniciar medidas de higiene pessoal a cada paciente, utensílios de uso pessoal, dieta indicada, entre outros. A partir desta implantação conseguiu reduzir as taxas de mortalidade.

Entre 1975 e 1985, deram inicio a publicações sobre a pratica das lavagens das mãos em hospitais, pelos Centros de Controle de Prevenção de Doenças (CDC). Onde estes guias recomendava lavar as mãos com sabonetes não antissépticos antes e após o contato com os pacientes e após os procedimentos invasivos.

Já em 1995 e 1996, o Comitê Consultivo de Práticas de Controle de Infecção, reformulou estes guias da CDC, passando a recomendar a utilizar sabonetes antissépticos para a higienização das mãos.

Em 2002, houve a mudança do termo “Lavagens das Mãos” para “Higienização das Mãos” devida á maior abrangência deste procedimento.

Atualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, vem dedicando esforço na elaboração de estratégias de implantação da adesão de profissionais de saúde ás pratica de higienização das mãos, envolvendo os profissionais, pacientes e comunidade, para o objetivo da redução de infecções.

A importância desta pratica foi reforçada através do Ministério da Saúde (MS), onde incluiu as recomendações na Portaria MS 2616/98, onde instrui o programa de controle, em todo país. Incentivando medidas voltadas para prevenção de riscos e promoção da segurança do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com