TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Mãos Talentosas A História de Ben Carson

Por:   •  12/1/2021  •  Resenha  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  1.767 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do filme Mãos Talentosas - A História de Ben Carson

        O filme retrata a história real de Ben Carson, neurocirurgião, diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins. É iniciado com o médico refletindo se realizaria ou não a primeira cirurgia de separação de gêmeos siameses ligados pelo cérebro almejando que os dois bebês sobrevivessem, posteriormente a história retrata toda sua vida até chegar naquele momento.

        É mostrado Ben zerando uma atividade avaliativa da escola e sendo ridicularizado por isso, ele vai para casa, diz para sua mãe diversas vezes que é burro, a mesma não o deixa acreditar nisso, sempre diz que ele faria tudo que os outros fazem, só que melhor. Um tempo depois Ben diz que não consegue ler uma atividade e a mãe imediatamente percebe que ele precisa de óculos, ele melhora um pouco na escola quando passa a usá-los, mas se mantém em um baixo rendimento.

A mãe, analfabeta, é a grande incentivadora dos filhos, ela acredita que somente com os estudos eles melhorariam de vida, em um momento que ela precisa ficar longe dos filhos deixa para eles a atividade de aprenderem a tabuada, quando retorna Ben havia tirado um A em matemática.

Um dia trabalhando em uma casa de um senhor que possuía inúmeros livros a mãe percebe que é isso que os filhos dela precisam, então restringe o tempo deles vendo televisão e os faz ler dois livros por semana e depois escreverem e lerem um relatório para ela, de início eles não gostam, ficam contrariados, mas logo tomam gosto pela coisa e adquirem conhecimentos sobre os mais variados assuntos.

 Ben melhora muito na escola, recebe um certificado de mais alto aproveitamento acadêmico da oitava série, mas uma professora o ridiculariza na frente de todos por ele ser negro, aquela professora poderia o ter feito desistir de tudo, desanimar, mas dentro de casa ele tinha sua maior incentivadora que o muda de escola.

 Nessa escola ele encontra outros problemas, lida com sua agressividade e posteriormente torna-se aluno de medicina em Yale e descobre que quer ser neurocirurgião, ele encontra dificuldades na faculdade e estava preocupado com um teste, sonha que precisa resolver uma equação, mas não tem livros, sua mãe aparece e diz “Você não precisa do livro. Você tem o livro dentro de você”.

 Ele passa no teste, faz residência no disputadíssimo hospital Johns Hopkins, enfrenta diversos desafios e se torna um dos melhores neurocirurgiões do mundo, o filme retorna para os gêmeos siameses, ele consegue resolver a questão problema da cirurgia e a mesma é um sucesso.

A mensagem que o filme passa é a importância de se ter incentivo, apoio, alguém que acredite em você, sem dúvida, o maior responsável pelo seu sucesso foram os incentivos da mãe que sempre acreditou que a educação era o caminho, nunca deixou os filhos se diminuírem, se acharem menos capazes que os outros.

Um professor que valoriza seus alunos pode fazer total mudança no processo de formação dos mesmos, de acordo com a psicóloga Camila Gerais, mestre em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) “Um aluno motivado tende a demonstrar melhores resultados. E a análise desses resultados reflete sobre as práticas pedagógicas da escola e aprimora o ensino e a aprendizagem". Dessa forma, é muito importante motivar os alunos, valoriza-los, respeitando suas individualidades. É necessário utilizar metodologias que os envolvam, os façam se interessar e se manter motivados ao realiza-las, tornando o aprendizado efetivo e prazeroso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com