TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NARRATIVA REFLEXIVA SOBRE O FILME HIPOCRATES

Por:   •  26/4/2020  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  1.440 Visualizações

Página 1 de 2

NARRATIVA REFLEXIVA SOBRE O FILME HIPOCRATES

     O filme Hipocrates foi lançado na França em 2014, direto e roteirista Thomas Lilti que exerceu a medicina e trocou a carreira medica pelo cinema. Hipocrates foi um medico grego considerado uma das figuras, mais importante da saúde, o pai da medicina. E também creditado como tendo criado ‘’O JURAMENTO DE HIPOCRATES’’, utilizado hoje nas formaturas de medicina, no qual, médicos juram praticar a medicina honestamente.

"Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da Ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei de minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu a minha vida e minha arte de boa reputação entre os homens e para sempre. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário".

O filme retrata uma serie de problemas do sistema de saúde da França que se assemelham ao qual testemunhamos aqui no Brasil.

 O angustia e inexperiência de um medica estagiário, que no seu primeiro dia de estagio ‘e recebido friamente pela equipe do hospital, logo em seguida uma punção mal sucedida demonstra sua imperícia no procedimento. Também a negligência do estagiário causa consequência irreversível, como a morte e um paciente por falta da realização de um ECG, que consequentemente o aparelho do hospital estava quebrado.

A ética também ‘e abordada nesse filme, quando esse mesmo estagiário tenta empurrar a culpa para cima do colega. Não conseguindo ‘e encoberto pelo pai,  medico experiente e diretor do hospital.

O filme aborda vários temas pertinentes à saúde publica: as dificuldades em se trabalhar em hospitais sem infraestruturas, sobrecarga de trabalho, greve, pacientes esperando em maca, negligencias medicas, medidas de contenção de custos dificultando um atendimento de boa qualidade ao paciente.

O filme cuida de trazer a morte de duas formas: a inesperada devido a erro humano e limitação de recursos; e a esperada e ate mesmo desejada. Mostrando a dor dos profissionais de saúde, em lidar com a morte sentindo assim muitas, das vezes incapazes. O outro personagem, Abdel ,estagiário estrangeiro, mais experiente mostra toda sua empatia e humanidade em lidar com os pacientes e colegas, ajudando muito seu colega inexperiente e angustiado, compartilhando com ele toda sua humanidade , fazendo assim admitir seus erros. Mostrando o quanto ele precisava evoluir profissionalmente e moralmente para exercer “O JURAMENTO DE HIPOCRATES”, com competência e coragem.

[pic 1]

FERNANDA ANDRADE SANTOS

NARRATIVA REFLEXIVA SOBRE O FILME HIPOCRATES

ILHEUS-BA

2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com