TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ACOLHIMENTO COMO FERRAMENTA PARA QUALIDADE NO ATENDIMENTO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Por:   •  16/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

ACOLHIMENTO COMO FERRAMENTA PARA QUALIDADE NO ATENDIMENTO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

DUTRA, A. S. Heide1

INTRODUÇÃO

O Sistema Único de Saúde (SUS), desde a sua aprovação pela Constituição Federal de 1988, reorganiza a atenção à saúde no Brasil, e para essa concretização do modelo baseando nos princípios e diretrizes, o Programa de Estratégia em Saúde da Família surge como estratégia de mudança visando a qualidade de vida das famílias, indivíduo e comunidade (MOTA, 2009).

Nesse modelo o usuário será beneficiado no atendimento com acessibilidade, integralidade e resolutividade. Desta forma, a equipe integrada deve desenvolver um processo de trabalho que viabilize e garanta esse atendimento (CARLI; et. al, 2014).

O acolhimento é abordado quando o usuário chega à unidade de saúde e faz o seu primeiro contato imaginando ser acolhido com presteza. Existem várias forma de acolhimento, mas o bom acolhimento é aquele que irá contribuir para o êxito da equipe de saúde da família, mas quando se trata de coletividade, essa será a maior dificuldade no ato do acolher bem, pois incluirá indivíduos com educação diferente, com ou sem preparo e capacidade para tal função, insatisfação profissional, falta de perfil para estar na atenção primária entre outros e, isso faz a diferença no serviço de atendimento e consequentemente traz a desorganização, acúmulo de atendimento sem resolubilidade, gerando mais custos e gastos para os gestores, fortalecendo uma insatisfação na comunidade e criando novos fatores determinantes de risco na área adstrita, aumentando os índices negativos no SUS (COUTINHO; et. al, 2015).

Acolher significa humanizar o atendimento pois irá estabelecer uma relação concreta e de confiança entre os usuários e os profissionais que integram a equipe. É um recurso destinado a qualificação do SUS, pois possibilita ao usuário o acesso ao cuidado justo, ampliado e integral, a partir do reconhecimento de que esse acesso é um direito fundamental (PISSINATO; MOTA, 2014).

O processo de trabalho e de cuidado fornecido para os usuários pela equipe é basicamente centrado no desenvolvimento de atividades de promoção e prevenção. Para tanto, o profissional precisa dispor das tecnologias disponíveis para desenvolver o seu trabalho no cotidiano, e principalmente conhecimento para desempenhar o seu trabalho (SILVA; ALVES, 2008).

As tecnologias são classificadas em três categorias: tecnologia dura que se relaciona a equipamentos tecnológicos, a leve-dura que compreende os saberes no processo da saúde e a leve que são as tecnologias das relações, da comunidade, do acolhimento, do vínculo e da autonomia. São aquelas utilizadas na relação trabalhador/usuário, que permite a formação de vínculo, ou seja, são atos que permitem expressar a construção do acolhimento ou não, vínculos e responsabilizações (TRINDADE, 2010).

A maior parte da demanda dos diferentes tipos de equipamentos composta no acolhimento é absorvida pelas unidades básicas de saúde e pelos hospitais, especificamente os prontos socorros (CARLI; et. al, 2014). E como uma das estratégias de acolhimento foi descentralizar e municipalizar os atendimentos através das queixas de baixa, média e alta complexidade com o intuito de desafogar os hospitais (TRINDADE, 2010).

Por isso, busca-se no acolhimento romper e eliminar as barreiras que dificultam o acesso dos usuários aos serviços básicos de saúde, reorganizando o processo de trabalho e colocando a frente uma equipe qualificada para o acolher, entender e ouvir com atenção o usuário, possibilitando vínculos entre si.

Acolher, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, significa dar acolhida ou agasalho, hospedar, receber, atender, dar crédito, dar ouvidos, admitir, aceitar, tomar em consideração. Já MOTA, 2009, define acolhimento como o ato de ouvir com atenção, admitir o saber do usuário, levando em conta o que ele expressa, seja qual for o modo de comunicação (MOTA, 2009).

O acolhimento é a humanização no atendimento, sendo um processo interdisciplinar, com ações decorrentes de uma problemática e de uma necessidade comum, entendidas como promovendo mudanças estruturais, gerando reciprocidade, enriquecimento mútuo, com uma tendência à horizontalização dos envolvidos. E com isso toda a equipe de saúde, deve realizar esse acolhimento, em toda relação de saúde-pessoa em cuidado (CARLI; et. al, 2014).

PROBLEMATIZAÇÃO

        A importância do acolhimento pela equipe do programa de estratégias em saúde da família se dá por constatar e conviverem diariamente com as falhas no acolhimento e suas consequências para o usuário, para os funcionários envolvidos e para a pretensão governamental.

        Diante dessa situação, vem o questionamento: O acolhimento correto não ocorre porque?  Por falta de preparo dos profissionais?

JUSTIFICATIVA

        A prática do acolhimento representa uma diretriz relevante para o Programa de Estratégia em Saúde da Família. Para a equipe constitui em uma reorganização do processo de trabalho, possibilitando a promoção de um serviço efetivo com otimização das atividades, a humanização do atendimento, e viabiliza a resolutividade das ações desenvolvidas, ao passo que proporciona aos usuários uma resposta imediata à sua demanda no momento em que se procura o serviço de saúde.

        A justificativa se identifica quando vemos o acolhimento como possibilidade de mudanças a fim de prestar a todos os que procuram o serviço de saúde um atendimento humanizado.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

  • Descrever o acolhimento como ferramenta na qualidade no atendimento da estratégia saúde da família.

Objetivo Específico:

  • Relatar a implantação da estratégia em saúde da família e o acolhimento.
  • Descrever o acolhimento e a avaliação de risco como ferramenta na gestão e humanização em saúde.
  • Analisar o processo de implantação do acolhimento.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Relatar a implantação da estratégia em saúde da família e o acolhimento.

Acolhimento e avaliação de risco como ferramenta na gestão e humanização em saúde.

Processo de implantação do acolhimento

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão bibliográfica relacionada ao acolhimento na saúde da família, para a elaboração deste estudo, foram seguidas as seguintes etapas: (1) identificação do tema; (2) busca na literatura; (3) coleta de dados e (4) apresentação da revisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com