TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Agente Etiológico - Pediculose

Por:   •  21/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  1.910 Visualizações

Página 1 de 3

O agente etiológico

A pediculose capitis é causada por um inseto chamado de piolho da cabeça (Pediculus hum?anus) e a pediculose pubiana, por um inseto conhecido como chato (Phthirus pubis).

;.

Transmissão

A transmissão dos piolhos da cabeça acontece pelo contato direto (entre fios de cabelo) com uma pessoa infestada ou pelo uso coletivo de utensílios como: boné, pente, lenço de cabeça, prendedor de cabelo, travesseiro, etc.

O contágio da pediculose pubiana é feito principalmente pelo ato sexual com pessoas infestadas (contato direto), mas também pode ser feita pelo uso comum de roupas íntimas, de roupas de cama e toalhas.

Quadro clínico(sinais e sintomas)

A pediculose capitis tem como característica principal o prurido (coceira) intenso no couro cabeludo, principalmente na parte de trás da cabeça e que pode atingir também o pescoço e a região superior do tronco, onde se observam pontos avermelhados semelhantes a picadas de mosquitos. Achado comum que sela o diagnóstico de pediculose são as lêndeas, ovos pequenos (porém visíveis, pois medem em torno de1 mm) de cor esbranquiçada depositados pelas fêmeas aderidos aos fios de cabelo.

A pediculose pubiana também tem como principal característica a coceira intensa (na região do púbis) e seu diagnóstico pode ser confirmado pela presença de lêndeas e piolhos adultos fixados aos pêlos pubianos (ocasionalmente, o parasita é encontrado nas axilas, pálpebras e supercílios). Lesões de urticária, vesículas e máculas pigmentadas (manchas azuladas ou acinzentadas) no abdômen ou na face interna da perna podem ocorrer após as picadas dos piolhos.

 

Diagnóstico Diferencial

Escabiose, pitiríasis capitis (caspa), piodermite do couro cabeludo.

 

Tratamento

     pediculose da cabeça -na aplicação de medicamento (loções e xampus contendo algum inseticida químico) nos cabelos , para o extermínio dos parasitas . Existe também um tratamento através de medicação via oral, sob a forma de comprimidos tomados em dose única. A utilização de pente fino é a principal medida de tratamento, pois tem grande eficácia na retirada de lêndeas e ajuda na retirada de piolhos adultos. Para facilitar a retirada das lêndeas, pode ser usada uma mistura de vinagre e água em partes iguais, embebendo os cabelos por meia hora antes de proceder a retirada.

O tratamento da pediculose pubiana também deve ser feito pela aplicação de medicamentos que eliminem os parasitas. Outra medida de tratamento é lavar as roupas, as roupas de cama e as toalhas da pessoa infestada em água quente para exterminar os possíveis piolhos aí presentes com a finalidade de evitar uma re-infecção.

Em ambas as doenças, catar os piolhos adultos e lêndeas ajudam bastante no tratamento.

O uso de medicamentos deve ser feito seguindo orientações médicas.

Profilaxia

O controle efetivo da pediculose e da escabiose em saúde pública deve ser baseado no tratamento medicamentoso em massa associado à educação em saúde. Especialmente no controle da escabiose, é necessário o tratamento de todos os membros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com