TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUIDADO HUMANIZAO NA ASSISTENCIA A ENFERMAGEM

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

O CUIDADO HUMANIZAO NA ASSISTENCIA A ENFERMAGEM

INTRODUÇÃO

A enfermagem é uma profissão da área de saúde cuja essência e especificidade é o cuidar do ser humano no âmbito individual, familiar e da comunidade, desenvolvendo atividades, recuperação e reabilitação da saúde e prevenção de doenças.

O cuidado humanizado é uma forma de expressar relacionamento com o outro, a fim de obter uma vida melhor, não se privando de atividades que proporcionam meios de sobrevivência.

A enfermagem nasceu através do ensino feito por Florence Nightingale, no qual, ela treinava pessoas para cuidar de outras pessoas. O cuidar é uma característica da enfermagem. A arte da enfermagem Nightingaliana consiste no cuidar tanto dos seres humanos sadios, como dos doentes, requerendo assim um conhecimento formal e cientifico, vocação, elevado padrão moral e de sentimentos.

Com o passar dos tempos, com a evolução da tecnologia, a área da saúde vem alcançando grandes avanços, que por sua vez, são indispensáveis no momento de uma assistência, porem, não se devem dar as maquinas tanta importância e atenção do que ao próprio paciente, é importante que a tecnologia e a humanização caminhem de mãos dadas para que assim, nós enfermeiros, possamos ter um resultado positivo e satisfatório de uma assistência prestada aos pacientes.

HUMANIZAÇÃO – DISCUSSÃO

Segundo o dicionário Aurélio (2004), o conceito de humanização, significa “Ato ou efeito de humanizar. Humanizar e tornar humano, dar condição humana”.

O processo de humanização implica um pouco na evolução do homem, pois ele tenta sempre aperfeiçoar as suas aptidões através da interação com o seu meio envolvente. A comunicação é uma das ferramentas que é de grande importância na humanização.

A humanização é empregar a sabedoria e os sentimentos nos cuidados que são prestados nos cuidados que são prestados, agir de uma maneira sincera também com aqueles que acompanham, saber ouvir com paciência os pedidos de socorro, saber como lidar com as dores, com a solidão, com a carência, enfim, várias sensações que estão ligadas as pessoas que estão em num processo de perdas. É a partir daí, que acontece um momento de troca, onde temos que executar a humanização diante daqueles que estão passando por processos de perdas.

A humanização na área da saúde tem como um dos seus principais objetivos fornecer um melhor atendimento aos beneficiários, e melhores condições tanto para quem trabalham nas instituições de saúde, quanto para aqueles que esperam o serviço a ser prestado.

Parece estranho falar de humanização para nós seres humanos, já que humanizar deveria fazer parte da natureza do homem, porém, se faz necessário que façamos uma revisão das nossas práticas cotidianas, enfatizando em melhores equipes de trabalho, para que essas equipes, criem para os seres humanos oportunidades de existir e sobreviver com dignidade, já que quando se estar hospitalizado, aquelas pessoas convivem num ambiente desconhecido, que tem como companhia todos os dias a ansiedade, a insegurança e o medo. Por isso, torna-se necessário, que os cuidadores se comuniquem de maneira  formal, passando carinho, atenção e segurança.

“Só o cuidado de um para com o outro humaniza verdadeiramente a existência. E o cuidado é o modo próprio de ser humano”. (Leonardo Boff, 1999).

O cuidado humano é exercitado, vivido e sentido no interior de cada um, envolvendo atos, princípios, valores, ética que devem fazer parte do nosso cotidiano.

O cuidado ético é fazer com que a ação de cuidar, seja normalmente correta. A ética esta relacionada com os comportamentos de um grupo e faz uso direcionado aos valores deste. O grande desafio não é só compreender e auxiliar no tratamento, e sim de desenvolver uma prática humanizada. A reflexão sobre o sentido de nossas ações, reações e atitudes com os pacientes tem que ser contínua.

O enfermeiro precisa utilizar seus conhecimentos científicos e também sua capacidade de observação e percepção para visualizar as necessidades dos pacientes, compreendendo os seus problemas. É neste momento que o calor humano é indispensável, pois sem ele, o cuidado se torna vazio e todos os esforços perdem seu valor.

Para Leite(2006),

“na realidade, a enfermagem deverá manter um pouco mais de contato pessoal, fornecendo aos seus pacientes/clientes, além da assistência profissional, o carinho, a atenção e a responsabilidade, o que repercutirá na assistência com qualidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com