TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENFERMEIRO NOS SERVIÇOS DE RADIODIAGNOSTICO

Por:   •  29/3/2017  •  Artigo  •  3.414 Palavras (14 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 14

O ENFERMEIRO NOS SERVIÇOS DE RADIODIAGNOSTICO

RESUMO

 A evolução das ciências da saúde nas últimas décadas tem revolucionado nos tratamentos diagnósticos. Durante esta evolução tecnológica, são oferecidas novas formas de tratamento aos pacientes e com isso a assistência de enfermagem vem se revolucionando e usando destas tecnologias. O objetivo do estudo foi destacar a importância do profissional enfermeiro nos serviços de diagnóstico por imagem. Para tanto se adotou uma revisão de literatura, de caráter quantitativo. A busca de artigos sobre a temática de estudo foi realizada além das bases eletrônicas de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Literatury Online (SCIELO), e Bancos de Dados em Enfermagem (BDENF).  No total foram selecionadas 19 publicações, dos quais 41,5% abordavam a caracterização do uso de tecnologia no serviço de enfermagem, seguido por 35,2% que abordavam a radiação ionizante e suas utilizações de forma segura. Os demais (23,3%) tinham como temática central a assistência de enfermagem no serviço de diagnostico por imagem. Esta análise possibilitou destacar uma área de atuação da enfermagem que se encontra em ascensão. No entanto, observou-se numero reduzido de trabalhos publicados acerca do tema, mais especificamente na área da enfermagem.  Assim, espera-se que novos estudos sejam realizados, a fim de fundamentar a atuação do enfermeiro dos serviços radiodiagnostico e nos tratamentos que utilizem radiação ionizante.

Palavras-chave:. Diagnóstico por imagem; Radiação ionizante; Enfermagem.

1. INTRODUÇÃO

Em 22 de dezembro de 1895, o professor da Universidade de Wurzburg, Wilhelm Konrad Roentgen, físico alemão, realizava a primeira radiografia da mão esquerda de sua esposa Ana Bertha Roentgen nascendo assim o Raios X. Essa descoberta possibilitou ao mundo da ciência a primeira aproximação com os exames de radioimagem.

Além da descoberta dos efeitos da radiação do tipo X houve também a necessidade de aperfeiçoamento das técnicas de aquisição de imagens, utilizando compostos químicos denominados de meios de contraste. Essa técnica evidencia imagens mais fidedignas as estruturas anatômicas considerando que alguns órgãos possuem densidades semelhantes (NISCHIMURA, POTENZA, CERARETTI, 2013).

Diagnóstico por imagem é uma área que utiliza os avanços tecnológicos para detecção de alterações sistêmicas no organismo. Quando se necessita determinar as causas de alguns distúrbios do corpo humano, como tumores e /ou disfunção, utiliza-se esse recurso. Empregado também para retirada de tecido para exames mais detalhados e tratamentos de algumas patologias, contribui muito na área terapêutica. Preventivamente, detecta alterações quando os sintomas de determinadas doenças ainda não estão presentes (MARINHO, 2010).

Dentre os serviços que realizam diagnóstico por imagem destacam-se os radiografia convencional, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e serviços de hemodinâmica (SALES et. al, 2010).

   Conforme (Flôr, 2009, p. 769). “O avanço tecnológico revolucionou as práticas em saúde e consequentemente a assistência de enfermagem, pois essas tecnologias incidem fortemente sobre o trabalho e a qualificação do trabalhador”. No ambiente de diagnostico por imagem, o enfermeiro tem diversas atividades assistenciais que dependem de sua intervenção direta, tais como: elaboração de manuais, protocolos, treinamentos, orientações para os procedimentos que são executados o serviço, atendimentos aos clientes antes, durante e pós-exames, e orientações gerais a sua equipe para que desta forma obtenha-se um atendimento de qualidade, pautado na segurança de quem executa o trabalho (COFEN/98).

É fundamental, por parte do enfermeiro, conhecimento e acompanhamento da terapêutica diagnóstica empregada aos clientes com relação às emissões de doses de radiação ionizantes estabelecidas pelos órgãos reguladores competentes, evitando uma emissão de doses de radiação desnecessárias visando contribuir com a segurança do cliente e da equipe que atua nesse serviço. O enfermeiro é o responsável em informar ao cliente sobre a realização do exame, bem como realizar anamnese identificando informações relevantes para realização do exame, como uso de medicamentos, processos alérgicos e doenças pré-existentes (NISCHIMURA, POTENZA, CERARETTI, 2013).

A presença do profissional enfermeiro é importante nos serviços de radiodiagnóstico, desde o acolhimento do cliente, bem como a prevenção e tratamento de possíveis intercorrências ou mesmo expor o cliente a radiação desnecessariamente. Para isso, é preciso que os enfermeiros que atuam neste ambiente estejam preparados e qualificados para tal função.

Os profissionais que trabalham nos serviços de diagnostico por imagem necessitam estar continuamente atualizado. Isso exige muita dedicação através da participação em eventos, reuniões científicas e discussões de casos clínicos com outros profissionais que atuam em outras áreas de conhecimento destas novas tecnologias. Estas técnicas são complexas e demandam um nível de exigência que poucos profissionais conseguem alcançar, dai a necessidades para um bom desenvolvimento do trabalho de toda a equipe envolvida no processo de atendimento no setor de radiodiagnostico.

Diante dessa temática alguns questionamentos surgiram: Como o enfermeiro está inserido no setor de radiodiagnóstico? Que papeis ele exerce?

Com vistas a responder o questionamento proposto, o estudo tem por objetivo evidenciar a atuação do enfermeiro no serviço de radiodiagnóstico de acordo com literatura nacional e latino americana.

O interesse em pesquisar sobre temática justifica-se pela necessidade de destacar o conhecimento do enfermeiro na área de diagnostico por imagem, ressaltando a importância dos estudos a cerca do tema. Além disso, esse trabalho contribui para formação teórica - cientifico do enfermeiro atuante neste ambiente radiológico, que tem se mostrado de grande relevância para enfermagem no nosso país e para cumprir o que diz na Resolução Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) 347/2009 que preconiza a presença e responsabilidade de um enfermeiro nos locais onde existam ações sendo executadas.

2 METODOLOGIA

        O estudo adotou a metodologia qualitativa de caráter descritivo, do tipo de revisão de literatura. Segundo Maia e Oliveira (2006) a revisão de literatura “deve apresentar os estudos mais relevantes sobre o tem abordado ressaltando as diversas teorias, as divergências, as criticas e as lacunas existentes, mais sempre deixando claras as opções teóricas adotadas para o estudo”.

        A busca de artigos científicos publicados sobre a temática de estudo foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), mais especificamente nas bases eletrônicas de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), ), Scientific Eletronic Literatury Online (SCIELO), e Bancos de Dados em Enfermagem (BDENF), por meios de palavras-chaves: “Diagnóstico por Imagem”; “Assistência ao paciente”; “Meios de contrastes”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (184.8 Kb)   docx (311.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com