TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futuro da Humanidade

Por:   •  1/4/2018  •  Resenha  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 5

O Futuro da Humanidade

O Livro “O futuro da Humanidade” conta a história de um jovem chamado Marco Polo que ao entrar na faculdade de Medicina, cheio de sonhos e expectativas, fica chocado e indignado com a frieza e falta de sensibilidade dos professores ao se referir aos cadáveres que seriam utilizados em suas aulas de Anatomia.

Marco Polo questionou qual seria o nome desses corpos, e recebeu a resposta que se tratavam apenas de “corpos sem vida, sem história, sem nada”. Diziam friamente que os cadáveres se tratavam apenas de mendigos indigentes.

Foi assim então que Marco Polo, com sua crença humanista em acreditar que por trás de tanta dor e sofrimento, existiram belíssimas histórias de vida, decidiu investigar a vida de pelo menos um dos cadáveres.

Iniciou então a busca pelos papéis que registraram a entrada dos cadáveres, e descobriu o nome de um deles, o Poeta da Vida, que foi identificado por seu amigo, também mendigo, apelidado de Falcão.  

Marco Polo sai pelas ruas a procura de Falcão. No entanto, ao encontrá-lo, Falcão não se sente seguro em compartilhar suas estórias com um desconhecido, de modo que Marco Polo tenta de todas formar ganhar sua confiança, como vestir-se de mendigo e até mesmo ser rendido pela polícia ao defender Falcão de ser acusado injustamente de um roubo. Depois de quase 1 mês de tentativas, Falcão começa contar as estórias de seu amigo, o Poeta da Vida.

Foi assim que Marco Polo descobriu que o Poeta foi um médico muito respeitado na sociedade, casado e que teve dois filhos, um pai presente e que amava muito sua família. No entanto, em uma viagem, Poeta perdeu o controle do carro em uma ultrapassagem, causando um grave acidente que tirara a vida de quase toda a sua família, sobrevivendo apenas seu filho, mas em estado grave.

O sentimento de culpa passou a atormentá-lo, e após seu filho morrer com uma parada cardíaca, Poeta foi internado em um hospital psiquiátrico, onde foi tratado apenas como um doente. Até que um dia, o Poeta fugiu do hospital, e tornou-se um mendigo.

Falcão contou a história de alguns andarilhos a Marco Polo, que percebeu que todos eles existiam grandes histórias de vida, assim como Falcão, que era um inteligentíssimo professor de filosofia de uma universidade, mas que ao deprimir-se foi expulso do cargo de docente e traído pela esposa com o seu psiquiatra. Descobriu também que Falcão tinha um filho, que se chamava Lucas. Seu sogro proibiu-lhe de ver o filho, pois alegava que a sua doença mental poderia afetar o menino. Falcão deprimiu-se ainda mais e, querendo o melhor para seu filho, decidiu abandoná-lo e viver como andarilho.

Marco Polo então, convida Falcão para ir até a Universidade. Quando Falcão olhou para todos aqueles cadáveres, logo reconheceu um deles e contou a todos a história de vida dele, quando o Dr. George, chefe do departamento de anatomia da Universidade, o qual havia sido extremamente frio com Marco Polo quando este o questionara sobre quem havia sido esses cadáveres, fica perplexo ao perceber que a história contada por Falcão refere-se a um renomado cientista cirurgião que também fora o diretor e professor da universidade.

Decidiram então, homenagear o professor fixando uma homenagem próxima ao seu corpo, assim como de todos os outros. Dr. George pediu desculpas a Marco Polo pela sua insensibilidade e prometeu tratar diferente os cadáveres dali para frente, respeitando a história de cada um deles.

Marco Polo então, decide ajudar Falcão a reaproximar-se de sua família. Os dois amigos viajaram para a cidade onde Lucas morava, e Falcão descobre que seu filho se tornara pró-reitor da universidade em que trabalhava antes de adoecer. Ao chegar na universidade eles se depararam com Lucas, agora com 32 anos de idade, que estava administrando uma palestra, e Falcão se apresenta como um mendigo e pede para discursar. Lucas, ouvindo seu discurso, descobre que quem estava ali contando suas histórias, na verdade, era seu pai, o qual não via há mais de 20 anos. Eles se abraçaram e choraram por um longo tempo.

Eles conversaram, e Lucas o perdoou pois compreendeu a ausência de seu pai. Passo seguinte, Lucas levou Falcão para conhecer sua casa, e então, Falcão reencontrou sua ex-esposa, Débora, o qual tiveram a oportunidade de conversaram e Falcão a perdoou.

Lucas, que agora era pró-reitor da Universidade que Falcão trabalhava, não querendo se distanciar de seu pai novamente, o convida a retornar a seu cargo de professor, e assim, Marco Polo retorna a sua cidade, com a sensação de dever cumprido.

Todas essas histórias e situações fizeram Marco Polo se interessas ainda mais pela área de Psiquiatria, e após se formar na Universidade, decide se especializar nesta área em um famoso hospital chamado Atlântico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com