TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE PESSOAS E SERVIÇOS DE SAÚDE

Por:   •  5/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  5.989 Visualizações

Página 1 de 8

GERENCIAMENTO DE PESSOAS E SERVIÇOS DE SAÚDE

  1. A comunicação entre pessoas é um importante instrumento gerencial. Sendo um processo complexo, a comunicação eficaz encontra barreiras que podem ser transpostas por algumas estratégias. Que alternativa indica estratégias que devem ser utilizadas pelos gerentes para transpor as barreiras da comunicação?

Resposta: A

Justificativa: Buscar sempre o feedback é umas das formas mais seguras de saber que a informação foi passada da maneira correta e pra ter certeza de que o receptor captou a mensagem

  1. O estresse no trabalho é decorrente da inserção do indivíduo nesse contexto, pois o "trabalho, além de possibilitar crescimento, transformação, reconhecimento e independência pessoal, também causa problemas de insatisfação, desinteresse, apatia e irritação. Sendo assim, o trabalho deve ser algo prazeroso, com os requisitos mínimos para a atuação e para a qualidade de vida dos indivíduos. Os enfermeiros como líderes da equipe de enfermagem, desenvolvem uma importante função neste contexto.  Após a leitura do texto, identifique as estratégias organizacionais para reduzir o impacto desse problema.

I- Ser claro com os membros da equipe

II- Indivíduo é responsável por parte significativa do trabalho

III- Indivíduo se identifica com a tarefa

IV- Indivíduo é solicitado a usar várias habilidades pessoais para atingir os objetivos.

 V- Adequar às necessidades das empresas à dos colaboradores

Resposta: D

Justificativa: Proporcionar um ambiente de trabalho mais confiante e possibilitar a autonomia do profissional é uma das formas que podem ajudar a manter o local de trabalho mais harmônico e mais participativo

3  Segundo a Teoria dos 2 Fatores de Hertzberg  sobre Motivação. Assinale a alternativa

correta:

I. A motivação tem origem individual, portanto o líder não possui nenhuma condição de influenciar os seus liderados na elaboração de um ambiente motivador.

II. A insatisfação no cargo é decorrente muitas vezes do ambiente corporativo, dos benefícios, do salário, dos colegas de trabalho.

III. A satisfação no cargo é em razão do conteúdo das atividades e atribuições desafiadoras do cargo.

Resposta: c

Justificativa: Quando o meio de trabalho não é satisfatório, seja por conta do salario ruim, equipe desunida ou qualquer outro fator que desagrade no ambiente de trabalho, sempre irá acarretar na desmotivação por parte do colaborador.

4 -A Liderança é um fator importante nas organizações de saúde. Os enfermeiros realizam a gestão de pessoas e necessitam identificar qual estilo predomina nas ações diárias com a sua equipe. Analise os estilos de liderança abaixo, complemente os espaços de acordo com o estilo de Liderança apomtado nas alternativas.

I-O Líder ___________ é o tipo que motiva seus subordinados, tornando-os  independentes

II- O Líder _____________ é o tipo que incentiva seus subordinados, porém centraliza as decisões

III- O líder ____________ é aquele em que os resultados positivos são direcionados aos grupos altamente motivados e auto-dirigidos

Resposta: E

Justificativa: A exemplo de justificativa, o líder autoritário sempre vai incentivar os seus subordinados, porem sempre as decisões mais importante ficarão por parte dele, centralizando-a dessa forma.

5- Para se evitarem extravios e consumo inadequado de materiais, é necessário fortalecer as operações relacionadas:

Resposta: B

Justificativa: Ter um controle do fluxo de entrada e saída de produtos é a forma mais segura de se evitar extravios

6- Os custos assistenciais têm crescido muito nas instituições de saúde. Analise as afirmações abaixo sobre o controle de custos e aponte a alternativa correta.

I-A consequência desejada da elaboração de orçamentos é a maximização de recursos

II- Um orçamento precisa ser flexível e aberto à avaliação e revisão continuas

III- Os recursos humanos respondem por parte significativa dos gastos nas instituições de saúde

Resposta: E

Justificativa: Todas as alternativas estão corretas, pois a maximização dos recursos, a flexibilidade do orçamento e os recursos humanos sao essenciais para o bom desenvolvimento econômico da empresa, sempre objetivando um custeio menor porém com prestação de serviços de qualidade

7   Leia as afirmações abaixo relacionadas à Avaliação de Desempenho e escolha a opção certa.

I. Um dos objetivos da avaliação de desempenho é fornecer feedback às pessoas sobre seu desempenho

II.  A abordagem convencional para avaliar desempenho se baseia em julgar o resultado e o comportamento das pessoas no trabalho

III. A avaliação por objetivos cria condições favoráveis ao desenvolvimento de habilidades pessoais

IV.Segundo pesquisas feitas no campo da administração, as críticas atribuídas ao desempenho profissional sempre têm efeito positivo sobre este desempenho

Resposta: B

Justificativa: Fazer a avaliação de desempenho auxilia tanto o líder quanto o colaborador a alcançar melhorias no ambiente de trabalho, fazendo com que se obtenha melhores resultados da equipe e também aproximando mais chefia de subordinados.

8 – Compreendemos a Comunicação como uma das principais ferramentas dos profissionais de saúde, entre eles os enfermeiros. Estes desenvolvem importantes atividades junto à equipe de saúde, equipe de enfermagem e no planejamento assistencial e interlocução junto aos pacientes/clientes e familiares. Frente a esta afirmação, analise as questões abaixo:

I-A comunicação é um processo unilateral ou seja de uma única via, é preciso ter somente os emissores para que o processo de comunicação se efetue

II- É muito importante que o processo da comunicação, seja claro e que os agentes envolvidos possam sempre validar as informações recebidas.

III- A comunicação é muito importante para a realização do serviço de enfermagem, é preciso que toda equipe de enfermagem  tenham todas as informações corretas, completas e que possam validar as informações recebidas e dar  feed back (retorno).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com