TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GESTOR HOSPITALAR E SUAS COMPETENCIAS

Por:   •  22/7/2022  •  Artigo  •  2.952 Palavras (12 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU[pic 1]

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

MARIA SEBASTIANA RAMOS GONÇALVES

O GESTOR HOSPITALAR E SUAS COMPETENCIAS

GOVERNADOR VALADARES- MG

2021

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU [pic 2]

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

MARIA SEBASTIANA RAMOS GONÇALVES

O GESTOR HOSPITALAR E SUAS COMPETENCIAS

Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão e Auditoria em Serviços da Saúde

GOVERNADOR VALADARES- MG

2021

       O GESTOR HOSPITALAR E SUAS COMPETENCIAS

Maria Sebastiana Ramos Gonçalves1

Declaro que sou autora deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho. Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO

O hospital é o local onde são resolvidos os problemas de grande complexidade e também o meio de avaliação de todos os resultados de projetos para melhorias do sistema de saúde. Um gestor hospitalar qualificado é imprescindível, para que o profissional consiga corresponder às expectativas e suprir as necessidades das instituições de saúde. Assim, frente à inquietação da pouca discussão sobre as competências necessárias ao gestor no contexto hospitalar, este artigo tem por objetivo identificar e discutir tais competências, a partir da literatura científica atual. Foi realizada uma revisão bibliográfica, nas bases de dados on-line: Scientif Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), do Ministério da Saúde/Brasil e publicações de órgãos e autores competentes sobre o assunto no período de agosto de 2020, usando palavras chave: gestão, hospitalar, competências. Compete ao Gestor estar concentrado e preparado às mudanças, buscando meios para os serviços, colaborando com as organizações de saúde no aperfeiçoamento da gestão que traz impacto no atendimento dos clientes internos e externos das instituições. O conhecimento, neste contexto, firma a sua presença sob a forma teórica, técnica e prática.

Palavras-chave: Gestão. Hospitalar. Competências

__________________________________

1 E-mail: mariasebastiana819@gmail.com

1 INTRODUÇAO

A inclinação no setor da saúde vem sendo a adoção de diversificados sistemas de gestão com garantia de qualidade, pois a concorrência se encontra cada vez mais acirrada, juntamente a uma forte regulamentação do setor, em uma esfera de economia globalizada. O setor hospitalar tem como características mudanças constantes, com impactos sociais e econômicos que deveriam ser considerados em decisões de negócios. O hospital é o local onde são resolvidos os problemas de grande complexidade e também o meio de avaliação de todos os resultados de projetos para melhorias do sistema de saúde. (DE OLIVEIRA; SCHILLING, 20111)

No mundo atual, os serviços de saúde, principalmente os hospitalares, vêm sendo afetados pelas mudanças no mundo do trabalho e pelas reestruturações do modelo assistencial brasileiro recomendada pelo Sistema Único de Saúde. Dentre essas mudanças, pode-se citar a adoção de alguns modelos de gestão estimulados pelo modelo assistencial, a procura por outros perfis no cuidado, relações de maior cooperação e menor subordinação, modelos descentralizados e mais extensos de gerenciamento. (ARAGÃO et al., 2016)

Localizados em um nível econômico terciário, os hospitais atuam através de processos internos que sofrem grande complexidade e interdependência. Devido a isso, as instituições hospitalares são dependentes de profissionais altamente especializados. Com o objetivo de garantia da qualidade dos serviços de saúde prestados pelos hospitais, é preciso estabelecer padrões e critérios de qualidade, além de indicadores de desempenho, para cada um dos processos internos. (SOUZA et al., 2009)

Na Gestão Hospitalar, assim como em todas as outras áreas de gestão, é essencial gerenciar de maneira eficiente os processos organizacionais com a finalidade de implantar programas de qualidade voltados, também, para a produtividade, tanto em instituições públicas da área de saúde, quanto em instituições privadas. (ROBERTO; LIRA, 2010)

As transformações nas instituições de saúde permanecem no mesmo ritmo, contudo a formação dos gestores hospitalares precisa se estabelecer em competências para apreensão, compreensão, análise e transformação da realidade, assim como no campo tecnológico como nos campos político, social, ético e humano. É dever do gestor hospitalar orientar, planejar, coordenar e liderar sua equipe multidisciplinar em favor de um objetivo comum com o foco na gestão do desempenho organizacional. Diante da complexidade existente no ambiente hospitalar e do elevado número de informações que atravessam nestas instituições, o mercado exige gestores profissionalizados, com competências compatíveis a sua necessidade. (SANTOS; MIRANDA; MAYRINK, 2019)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (187.3 Kb)   docx (77.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com