TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DAS GLOSAS POR FALTA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Por:   •  18/10/2021  •  Monografia  •  3.999 Palavras (16 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 16

ROSANA DE FÁTIMA QUEIROZ DE LUNA[pic 1]

R.A. 614110380

IMPACTO DAS GLOSAS POR FALTA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NA EQUIPE DE ENFERMAGEM

NOTA DO ORIENTADOR___________________

NOTA DO PARECISTA_____________________

São Paulo[pic 2]

2015

ROSANA DE FÁTIMA QUEIROZ DE LUNA

IMPACTO DAS GLOSAS POR FALTA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Orientador: Professora Maria Jose Leonardo

Pesquisa apresentada a Universidade Nove de Julho

referente ao Trabalho de Conclusão de Curso  para

Obtenção do título de Pós-graduação em auditoria de

Enfermagem pela Universidade UNINOVE

São Paulo

2015

[pic 3]

IMPACTO DAS GLOSAS POR FALTA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Impact of education for lack glosses in team continuing nursing

ROSANA DE FÁTIMA QUEIROZ DE LUNA

Pós-graduação em auditoria de Enfermagem pela Universidade Nove de Julho

lluna.rosana35@gmail.com

MARIA JOSE LEONARDO

 

RESUMO

Os registros de enfermagem são alvos de constantes auditorias devido à representação do cuidado proporcionado ao paciente, além de sua importância para os custos hospitalares. A auditoria nos mostra a qualidade dos serviços prestados e as discordâncias de informações encontradas nos prontuários que muitas vezes são apontadas glosas, ocasionando perda financeira e diminuição da credibilidade dos serviços de saúde prestados pelas instituições. Objetivo: Analisar o suporte econômico das glosas hospitalares. Metodologia: O método adotado neste estudo foi o quantitativo descritivo por meio da revisão de literatura publicada entre os anos de 1977 e 2015 da base de dados Lilacs e Bireme, como critérios de exclusão os trabalhos realizados antes de 1970. Resultado e discussão: Concluiu-se que as glosas hospitalares trazem prejuízos à Instituição, mas com a criação de uma equipe de auditores de contas médicas, elas podem diminuir gradativamente, desde que sejam observadas pela alta direção dos hospitais ações positivas na qualidade das informações da auditoria, com o intuito de tomar ações em cima dos indicadores encontrados.

Descritores: Glosas; auditorias; registros.

ABSTRACT

Nursing records are targets of the audits due to the enactment of care provided to the patient, as well as its importance for the hospital costs. The audit shows the quality of services provided and the disagreements of information found in records that are often pointed glosses, causing financial loss and decreased credibility of health services provided by the institutions. Objective: To analyze the economic support of hospital glosses. Methodology: The method used in this study was descriptive quantitative through literature review published between the years 1977 and 2015 the database Lilacs and Bireme, as exclusion criteria the work done before 1970. Results and discussion: it was concluded that the hospital glosses bring losses to the institution, but with the creation of a team of medical bills auditors, they can decrease gradually, subject to compliance by the top management of hospitals positive actions on the quality of audit information, in order to take action on those found indicators.

Keywords: Glosses; audits; records.

1. INTRODUÇÃO

Auditoria Consiste no exame sistemático e independente dos fatos obtidos através da observação, medição, ensaio ou outras técnicas apropriadas, de uma atividade, elemento ou sistema (01).

Na atividade de Enfermagem o controle da qualidade tem se tornado uma condição indispensável ao êxito através do uso de processos de avaliação regular da assistência implementada. Uma forma utilizada para verificação da qualidade da assistência é a auditoria, que nos mostra como o serviço é prestado, considerando-se a capacidade do profissional que a desempenha, a segurança e efetividade da ação de Enfermagem e a forma como ela é registrada.

As organizações que pagam pelos serviços de saúde têm uma preocupação cada. Devido à importância do trabalho da equipe de enfermagem no atendimento ao cliente e no âmbito da auditoria, ficou decidido fazer este estudo, com o propósito de verificar na literatura a importância e os fatores integrantes nas anotações de enfermagem em relação às glosas hospitalares.

Os clientes são beneficiados com um serviço assistencial de melhor qualidade, a equipe de enfermagem utiliza a auditoria como oportunidades para o desenvolvimento profissional e a instituição consegue analisar o alcance dos seus objetivos, formando uma base para a continuidade da assistência e como forma de auxílio no controle de custos (02).

Neste contexto, muitas organizações públicas e privadas estão procurando avaliar o que foi planejado e/ou executado, com a finalidade de alcançar suas metas e objetivos, o que sem dúvida contribuirão para o aprimoramento dos recursos físicos e materiais disponíveis nos serviços de saúde e no desenvolvimento das pessoas, aperfeiçoando, além do planejamento e a execução técnica do trabalho, a relação custo-benefício para o paciente, o hospital e o comprador de serviços de saúde (03).

Tendo como motivo a escassez de estudos a respeito do assunto proposto e sua considerável importância na administração das Contas Médicas, o tema deste trabalho surgiu da observação informal do desempenho da Auditoria das Contas Médicas no que diz respeito às Glosas Hospitalares, mais notadamente, no que se refere às Internações Hospitalares.

Baseado neste contexto justifica-se o presente estudo, que tem como objetivo Analisar o suporte econômico das glosas hospitalares, caracterizando os recursos com relação aos principais motivos, frequência de ocorrência, valores financeiros glosados e correções realizadas para o ressarcimento.

2. OBJETIVO

Analisar o suporte econômico das glosas hospitalares.

3. MATERIAL E MÉTODO

O método adotado neste estudo foi o quantitativo descritivo por meio da revisão de literatura publicada entre os anos de 1997 e 2015, utilizando os seguintes descritores: Glosas, Auditoria, Registros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com