TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdisciplinar

Por:   •  24/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

GEO-HELMINTÍASES:

ASCARIS LUMBRICOIDES

Amanda Mota Cavalcanti[1]

Ana Lucia Marques dos Santos[2]

Deric José Barreto Garcia[3]

Edja Noberto de Oliveira[4]

Joyce Maria Ferreira[5]

Marcos Antônio Correia de Souza[6]

Maria Selma Barbosa[7]

Rosa Maria Silva de Moraes[8]

Rosilene Lourenço da Silva[9]

Silene dos Santos Santana[10]

Juliana Duque[11]

Resumo

Palavras-chave: Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Helmintíase; Ascaris Lumbricoides; Cuidados de Enfermagem.

  1. INTRODUÇÃO

As geohelmintíases são infecções provocadas por parasitas que possuem uma fase de seu ciclo de vida desenvolvida no solo, se caracterizando como um patologias endêmicas em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Esses agravos em saúde se caracterizam como um indicador de condições sanitárias e ecológicas uma determinada região, no Brasil, são considerados como os principais problemas de saúde, principalmente nas regiões Norte e no Nordeste (LOPES et al., 2013)

As geohelmintíases fazem parte de grupo de doenças infectoparasitárias intestinais que afetam a saúde do homem e são provocadas principalmente pelo Ascaris lumbricoides, Trichuristrichiuria e ancilostomídeos. Os helmintos, transmitidos através do solo, são cauda de altas taxas de morbimortalidade e, afetam a nutrição e os desenvolvimento cognitivo de seu hospedeiro, podendo, inclusive, provocar complicações que necessitam sofrer intervenção cirúrgica, além de induzirem reações nos tecidos, especialmente granulomas (BRASIL, 2015)

Os portadores dessas parasitoses são detectados de forma passiva pelas unidades de saúde locais. Estima-se que, no Brasil, a prevalência do país varia entre 2 a 36% em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde afeta cerca de 70% das crianças em idade escolar. Nas regiões endêmicas, no período que compreendeu os anos de 1995 a 2010, os serviços locais de saúde realizaram nos estados endêmicos e nesse período, foram detectados em média 248.775 casos positivos para A. lumbricoides, 137.826 para Ancylostoma spp. e 82.449 para T. trichiuria (BRASIL, 2015)

Na família Ascarididae, subfamília Ascaridinae, são encontradas espécies de grande importância representadas principalmente pelo Ascaris lumbricoides que parasitam, respectivamente, o intestino delgado de humanos e de suínos. Estes helmintos são citados com frequência, pela ampla distribuição geográfica e pelos danos causados aos hospedeiros. São popularmente conhecidos como lombriga ou bicha, causando a doença denominada ascaridíase e, menos frequentemente, ascaridose ou ascariose (NEVES, 2010)

A Ascaridíase é a mais frequente parasitose humana. A prevalência mundial está em torno de 30%, porém, de maneira muito desigual. No Brasil a prevalência geral é de cerca de 36% e na Amazônia, os estudos apontam para índices superiores a 60%, no Nordeste as taxas variam entre 35% e 50% enquanto no Sul do país as taxas são inferiores a 30% (ANSELMO et al., 2015)

Em infecções moderadas, os vermes adultos são encontrados no intestino delgado, principalmente no jejuno e íleo, mas, em infecções intensas, estes podem ocupar toda a extensão do intestino delgado. A ação patogênica geralmente se desenvolve em duas etapas: durante a migração das larvas e quando o verme adulto se encontra em seu hábitat definido. Desta forma a lesão dependerá do número de larvas, do tecido e da sensibilidade do hospedeiro. Em muitos casos a parasitose é assintomática principalmente em crianças, os sintomas geralmente acontecem quando há uma infecção mais numerosa de vermes ou larvas, ou localizações migratórias anômalas (SOUZA et al., 2016)

As enteroparasitoses vêm ocasionando sérios problemas de saúde pública no mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento que possuem saneamento básico precário, inadequadas moradias, e estão intimamente relacionadas ao baixo nível socioeconômico dos indivíduos, principalmente os que vivem abaixo da linha da pobreza. Este fato causa consequentemente o aumento da incidência destas morbidades (BRAGAGNOLLO et al., 2018)

Para o estudo, foram definidos como objetivos:

  • descrever sobre as geo-helmintíases e sobre a áscaris lumbricoides;
  • apontar as políticas públicas e ações em saúde voltadas para essas patologias;
  • discutir sobre a assistência de enfermagem existentes para prevenção e tratamento.

  1. METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada a partir da análise de artigos científicos, livros e manuais técnicos do Ministério da Saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com