TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  9/11/2022  •  Ensaio  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

NÚCLEO DE SAÚDE

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

GERÊNCIA DE ESTÁGIOS

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

OLINDA

2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

NÚCLEO DE SAÚDE

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

THAYENE STEPHANE FERREIRA DA SILVA

MATRICULA : 01276522

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

OLINDA

2022

LISTA DE SIGLAS, SÍMBOLOS E ABREVIATURAS

CD: Crescimento e desenvolvimento

USF = Unidade de Saúde da Família

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Tendo em vista as principais responsabilidades da assistência a serem realizadas na Atenção Básica, destaca-se a assistência à saúde infantil com o objetivo de planejar e executar ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde das crianças, buscando assegurar o acompanhamento contínuo do crescimento e desenvolvimento infantil, além de promover práticas saudáveis na plenitude de suas potencialidades e fragilidades sob o ponto de vista biológico, psicológico e social.

INSTITUIÇÃO

A Unidade de Saúde da Família Alto da Bondade 1 é localizada na Rua da linha, SN, no bairro Alto da Bondade, município de Olinda, no estado de Pernambuco.

Foi o primeiro Posto de saúde do bairro, construído em 1966 (ALENCAR, 2013), A equipe da USF é composta por 1 enfermeira, 1 médica, 1 técnica de enfermagem, 8 agentes comunitários de saúde, 1 farmacêutica, 1 recepcionista, e 3 agentes comunitários de endemias.

DESENVOLVIMENTO

Saúde da mulher

Nas consultas de prevenção ginecológica, realizava uma anamnese na pacientes, questionando sobre queixas, higiene, histórico sexual, menstruação, uso de métodos contraceptivos, se já teve filhos ou abortos, histórico familiar se alguém da família teve câncer de mama ou útero; No exame ginecológico, era necessário observar órgãos genitais externos, prestando atenção   à   distribuição   dos   pelos,   à   integridade   do   clitóris, à presença de secreções vaginais,  sinais de inflamação, de veias varicosas e outras lesões como úlceras, fissuras, verrugas e tumor.

O pré-natal é o acompanhamento médico da mulher durante a gravidez que é oferecido também pelo SUS e quem como objetivo avaliar a saúde da mulher e do bebê durante a gravidez. pedir exames para verificar se está tudo bem com a mãe e com o bebê. É na consulta do pré natal que o médico deverá identificar qual é a idade gestacional, a classificação de risco da gravidez, se é de baixo risco ou de alto risco, e informar a data provável do parto, de acordo com a altura uterina e a data da última menstruação.  O pré-natal deve começar assim que a mulher descobre que está grávida. Durante a consulta do pré-natal é verificado: O peso; A pressão sanguínea; Sinais de inchaço das pernas e dos pés; A altura uterina, medindo a barriga verticalmente; os batimentos cardíacos fetais; observar as mamas e ensinar o que se pode fazer para prepará-las para a amamentação; O boletim de vacina da mulher para dar as vacinas em fata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com