TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Parasitologia

Por:   •  15/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

                                      PARASITOLOGIA 3008






PERGUNTAS PARA PESQUISA QUE DEVEM SER RESPONDIDAS COM BASE NO ARTIGO CIENTÍFICO EM ANEXO

Leia o artigo científico em anexo e responda as perguntas a seguir:

a) A giardíase é uma parasitose causada por qual tipo de ser vivo parasita e possíveis espécies ? (0,5 ponto)

R- A giardíase é uma patologia causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes que contém cistos do protozoário Giardia lamblia, o que gera infecção intestinal (intestino delgado).

b) Identifique as 2 formas biológicas do agente etiológico da giardíase. (0,5 ponto)

R- A Giardia pode ter duas formas de apresentação. Uma delas é o cisto, a forma infectante para o homem, 10 a 25 dele pode ocasionar infecção. O cisto amadurecido mede um valor próximo a 8-10 µm, com formato ovalado, densa parede, possuindo quatro núcleos. Quando um cisto alcança a região superior do intestino delgado origina quatro trofozoítos

O trofozoíto, a outra forma do protozoário da Giárdia tem forma de pera, mede cerca 10 mm de largura por 15 mm e coloniza o lúmen de parte intestino delgado (jejuno e íleo). Essa forma do protozoário se adere à superfície das células epiteliais do intestino, por possuir um disco em forma de ventosa.

c) Qual das 2 formas biológicas deste parasita infecta o se humano via oral? (0,25 ponto)

R- Cisto

d) Sugira 2 estratégias para prevenção da infecção humana pela giardíase (OS: ESTA RESPOSTA PODE SER DADA POR PESQUISA EM FONTE COMPLEMENTAR) (1,0 ponto)

R-A higiene, como a lavagem das mãos, principalmente após ir ao banheiro, é aconselhável evitar atividade sexual oral-genital ou oral-anal e ingerir alimentos bem lavados e bemcozidos.

g) Os sintomas da giardíase são exclusivos desta doença? Justifique sua resposta.(0,5 ponto)

R-Não. Segundo Cives (2003) os exames laboratoriais são feitos para confirmar a identificação do parasito, para não haver discordância sobre o real diagnóstico, uma vez que as parasitoses intestinais possuem sintomas, as vezes, semelhantes e de difícil discrepância.

h) Pesquise se a giárdia em cães pode ser transmitida para os seres humanos e a forma de transmissão. (1,0 ponto)

R- A doença pode ser transmitida do animal para o homem e vice-versa, por isso é   considerada uma zoonose pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O contágio ocorre quando há a ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos (“ovos”) do protozoário. Os cistos também podem ser encontrados nos pelos dos animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (555.6 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com