TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Parasitologia

Por:   •  4/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

                                               Trabalho de parasitologia

Discente: Michele Alves de Oliveira Vilanova

Matrícula: 01354156

Medidas profiláticas e tratamento das parasitoses

LEISHMANIOSE

Profilaxia: uma das melhores formas de prevenção para a leishmaniose é usando repelentes, roupas de mangas longas, mosquiteiros, telas finas em portas e janelas, combate aos reservatórios e vetores e tratamento dos casos humanos.

Tratamento

São utilizados para tratamento da leishmaniose cutânea os antimoniais pentavalentes e para Leishmaniose visceral o glucantime.

DOENÇA DE CHAGAS

Profilaxia: deve-se evitar moradias feitas de taipa onde o inseto costuma se alojar, usar mosquiteiros, telas em janelas, aplicação de inseticidas ter cuidado ao consumir caldo de cana e açaí conhecer a sua origem e procedência anteriormente.

Tratamento: em seu tratamento é utilizado o Nifortimox e o benzonidazol

MALÁRIA

Profilaxia: para evitar a málaria deve-se fazer utilização de repelentes, mosquiteiros, repelentes, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, eliminação de criadoros do vetor.

Tratamento: cloroquina

TOXOPLASMOSE

Profilaxia: a toxoplasmose pode ser prevenida com o controle da higiene pessoal: lavando as mãos regularmente antes das refeições e após contato com a terra. Lavar bastante as frutas e verduras antes de consumir, consumir carnes bem cozidas ou congelar a carne por 3 dias antes de consumi-la. Realização de exames em gestantes.

Tratamento: o tratamento pode ser feito com azitromicina, e as gestante infectadas devem ser tratadas com espiramicina

TRICOMONÍASE

Profilaxia: para a prevenção da tricomoníase é necessário o uso de preservativos nas relações sexuais, limitar o número de parceiro sexual, evitar contato sexual se suspeitar que está infectada procurar um médico para iniciar o tratamento.

Tratamento: o tratamento indicado é o metronidazol, tinidazol ou secnidazol, o tratamento deve ser via oral em dose única para homens e mulheres, para as mulheres o tratamento deve ser sistêmico e tópico e para os homens somente sistêmico.

FILARIOSE

Profilaxia: para prevenção da filariose deve-se fazer o controle dos vetores através de mosquiteiros, telas em janelas e portas, uso de repelente, usar roupas que protejam braços e pernas, evitar exposição prolongada em áreas de risco de contaminação e fazendo o tratamento das pessoas infectadas interrompendo assim o ciclo de transmissão.

Tratamento: o tratamento indicado é o albendazol e a ivermectina

GIARDÍASE

Profilaxia: uma das maneiras de prevenção da giardíase é ter uma boa higiene pessoal, tratamento da água e dos alimentos, tratamento dos indivíduos parasitados e construção de fossas sépticas.

Tratamento: o tratamento pode ser realizado com metronidazol e albendazol

AMEBÍASE

Profilaxia: uma das melhores formas de prevenção da amebíase são melhores condições de higiene pessoal como lavar bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro, higienizar bem os alimentos como frutas e verduras e  beber água filtrada. Saneamento básico como tratamento de água e esgoto.

Tratamento: pode ser utilizado em seu tratamento o metronidazol.

ASCARIDÍASE

Profilaxia: a ascaridíase pode ser evitada através de bons hábitos de higiene como lavar sempre as mãos, lavar os alimentos antes do consumo, beber água filtrada, tratar da população infectada, saneamento básico, educação sanitária e Construção de fossas sépticas.

Tratamento: o tratatamento pode ser realizado com mebendazol e albendazol

TENÍASE

Profilaxia: a prevenção da teníase pode ser feita através de inspeções nos frigoríficos, higiene sanitária, evitar comer carne mal cozida ou congelar a carne por 3 dias antes de consumi-la, lavar bem as mãos e os alimentos e tratar a pessoa infectada

Tratamento: o tratamento indicado é a niclosamida ou o praziquantel.

CISTICERCOSE

Profilaxia: a prevenção da cisticercose inclui medidas básicas de higiene como lavar sempre as mãos, lavar frutas e verduras antes de consumi-las, beber água filtrada, não utilizar fezes humanas como adubos, defecar apenas em locais apropriados.

Tratamento: o tratamento da cisticercose depende do local onde o cisticerco está localizado no corpo, porque dependendo do local pode precisar de cirurgia para remover as larvas, quando não necessita de cirurgia pode ser utilizado o albendazol e praziquantel.

TRICURÍASE

Profilaxia: a prevenção da tricuríase pode ser realizada através da higiene pessoal como lavar sempre as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro, beber água filtrada, não utilizar fezes humanas como fertilizantes, saneamento básico e educação sanitária.

Tratamento: o tratamento indicado é o albendazol ou mebendazol

ESTRONGILOIDÍASE

Profilaxia: uma das formas profiláticas são saneamento básico, higiene pessoal, não andar descalço, beber água filtrada e lavar bem os alimentos, tratar corretamente as pessoas infectadas para evitar recaídas.

Tratamento: pode ser utilizado em seu tratamento albendazol, tiabendazol, nitazoxanida e ivermectina.

ANCILOSTOMÍASE

Profilaxia: a prevenção pode ser feita através de saneamento básico, educação sanitária, andar com os pés calçados, tratar água e alimentos contaminados.

Tratamento: Utiliza-se em seu tratamento o mebendazol e albendazol

ENTEROBÍASE

Profilaxia: a prevenção pode ser feita através de bons hábitos de higiene pessoal, cortar as unhas das crianças, evitar roer unhas, não sacudir a roupa de cama da pessoa infectada pela manhã, lavar bem os alimentos, beber água filtrada ou fervida, lavar bem as mãos antes e depois de ir ao banheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com