TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Parasitologia: Tungíase

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  1.339 Visualizações

Página 1 de 4

Tungíase

A pulga fêmea tunga penetrans penetra na epiderme do ser humano e de diversos animais, causando ectoparasitose denominada tungíase.. Após a penetração ocorre uma hipertrofia abdominal da pulga de grandes proporções, formando um neossoma: as pulgas passam de um tamanho de 1mm de comprimento á 1cm de diâmetro e inicia a diminuição dos ovos no ambiente. A tungíase também é conhecida popularmente como bicho-de-pé, pulga de leicho, leicho do porco, leicho do cachorro, jaticuba e mataquinha.

Tunga penetrans é a menor espécie de pulga conhecida, com comprimento de somente 1 mm. Os dois sexos do T. penetrans são hemtófagos obrigatórios. Entretanto, somente a fêmea penetra de forma permanente na epiderme do seu hospedeiro, introduzindo obrigatoriamente a cabeça, o tórax e parte do abdômen nos tecidos destes.

Morfologicamente, a forma adulta é providas de peças bucais desenvolvidas com lacnias longas e serrilhadas, adaptadas para a penetração no hospedeiro. Similar aos demais sifonápteros, os ovos são elipsoidais e esbranquiçados, medindo em média 0,4 mm. As larvas são encéfalas vermiformes, ápodas e esbranquiçadas com aparelho bucal do tipo mastigador. As larvas que medem cerca de 1 a 2 mm de comprimento, apresentam uma estrutura dorsal na cabeça destinada a romper os ovos durante a eclosão, denominada egg – lereaker. A fêmea não é estritamente seletiva a respeito da escolha do hospedeiro, sendo os mais frequentes o cão, o gato, o rato, o porco e o humano. As fêmeas adultas de T. penetrans vivem livremente no ambiente.

Para a continuação do ciclo de vida, a pulga femea necessita penetrar obrigatoriamente e de forma permanente na epiderme do seu hospedeiro. O macho vai ao encontro da fêmea para o acasalamento após a mesma ter penetrado no hospedeiro. O macho só procura o hospedeiro para alimentar-se em seguida. No solo ha condições favoráveis de temperatura e humidade, os ovos fertilizados 3 dias após a postura, originam larvas de primeiro estádio (L1), que após 5 dias da postura transformam-se em larvas de segundo estádio (L2). Estas se diferenciam em pupas, que originam adultos 16 dias após. As larvas se alimentam de detritos orgânicos presentes no solo. As pupas podem sobreviver por um tempo prolongado no ambiente, e após um estimulo, como, por exemplo, causada por uma pessoa caminhando, podem eclodir em segundos, para então infectar o hospedeiro.

O diagnostico da tungíase é clinico e feito por inspeção visual, considerando a localização topográfica típica e a historia natural da doença.

O tratamento consiste na extração cirúrgica dos parasitas penetrados sob condições estéreis e na aplicação de um antibiótico tópico.

A tungíase é uma patologia cosmopolita, ocorrendo no continente Americano, do México ou norte da Argentina, em varias ilhas do Caribe e na África. No Brasil a doença causa um importante problema de saúde publica em comunidades urbanas e rurais com baixos indicadores de desenvolvimento humano. A profilaxia da tungíase deve-se basear no controle do reservatório humano e animal, no controle intradomiciliar e no controle ambiental, além de educação em saúde focalizando a importância do tratamento adequado e precoce.

Pediculose

Agente etiológico: O Pediculus humanus corporais é o agente causador da pediculose corporal, em que os insetos infestam preferencialmente na pele do tronco, nadegas e ombros. O pediculus humanus capitis é responsável pela pediculose do couro cabeludo.

Sinomímia: piolho

Ciclo Biológico: O ovo eclode formando a ninfa 1-muda, em seguida 2-muda ninfa e ninfa 3-muda-adulto. São, portanto paurometábolos.

Cada fêmea de P.capitus bota cerca de 4-10 ovos diariamente e cerca de 200 ovos durante toda a vida, podendo viver 40 dias, fora do hospedeiro sobrevive poucas horas e a viabilidade das lêndeas é também afetadas. Já o P. humanuns, em toda a sua vida (três meses) bota cerca de 110 ovos. O ciclo completo passa pelas fases de ovo, ninfa 1,2,3 e adulto. O período de incubação é de oito a nove dias. A incubação é feita pelo calor do corpo humano de ninfa 1 até adulto, o ciclo demora cerca de 15 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com