TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Parasitologia

Por:   •  7/11/2022  •  Resenha  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

NOTA                                                 TRABALHO

Prof.(a) Fabiana Silva         Data:29/10/2022

Aluno (a): Vanderleia Oliveira de Sousa Rezende 

                                 

Atividade de Patologia

Esta resenha tem como objetivo fazer uma análise descritiva e, em seguida, crítica do artigo “Experiência do Ensino de Patologia em Tempos de Pandemia” de Fabiana Toledo Bueno Pereira, Fabiola Del Carlo Bernadi, Geanete Pozzan - Estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, São Paulo, Brasil. O mesmo solicitado pela professora e enfermeira  Fabiana Silva.

O artigo está dividido em 4 partes: a primeira é uma introdução em que as autores apresentam uma breve apresentação da disciplina Patologia - noções básicas para a compreensão de doenças  e de como ela é ensinada. Os autores observam as mudanças ocorridas no ensino da disciplina causada pelo contexto da pandemia no início de 2020 e destacam os objetivos do artigo, que são: a) relatar as atividades desenvolvidas na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo para o ensino de Patologia Geral; b) discutir como parte dessas estratégias deve ser incorporada após o término da pandemia.

A segunda parte trata-se do relato de experiências vivida tanto do professor quanto do aluno, dentro do cenário catastrófico da pandemia, algumas medidas foram tomadas por parte das universidades sofrendo assim adaptações de ensino, para que o aluno pudesse ter o máximo de rendimento, foram desenvolvidos dois projetos distintos.

O primeiro projeto visa a compreensão das alterações macroscópicas provocadas pelos distintos processos patológicos nos diferentes órgãos e sistemas contribui sobremaneira para o entendimento da fisiopatologia e das consequentes manifestações clínicas das diversas doenças estudadas. Nesse sentido, a utilização de imagens em duas dimensões, disponibilizadas em livros didáticos e sites instrucionais, tem importante papel didático. Na tentativa de tornar essa percepção ainda mais real, foram utilizados alguns vídeos de peças cirúrgicas e de autópsias.

Já para suprir a necessidade do estudo microscópico, a digitalização de lâminas foi a técnica escolhida. Para cada bloco de conteúdo, escancearam-se de dez a 15 lâminas didáticas. A disponibilização desse material se deu por meio da plataforma PathPresenter.Essa   dinâmica para discussão das lâminas foi nomeada “Projeto Atlas”. Os alunos foram divididos em pequenos subgrupos (dez alunos) que se reuniam para o estudo por pares, por um período de quatro horas, reservado para a atividade. Foi orientada a documentação de cada caso com imagens ilustrativas e as devidas sinalizações, por meio de setas ou figuras geométricas. Num segundo momento, os alunos se reuniam com o professor responsável para discussão e debate. Ao final do curso, o compilado de todas as lâminas estudadas gerou um portfólio, submetido à avaliação. A nota final foi composta pelo conceito emitido diante das apresentações nas sessões síncronas, de caráter formativo, e pela avaliação somativa do trabalho final entregue pelo grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com