TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Anatomia Fígado e Pâncreas

Por:   •  9/8/2021  •  Resenha  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

ITENS – INSTITUTO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E SAÚDE

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Sistema Endócrino

Autores:

Guilherme Moraes

Leandro Coelho Ferreira

Mariana Novaes

MARICÁ

14/12/2019 Autores:

Guilherme Moraes

Leandro Coelho Ferreira

Mariana Novaes

Turma-1021

Sistema Endócrino

Fígado e Pâncreas

Trabalho apresentado à disciplina de Anatomia como requisito parcial para aprovação na disciplina.

MARICÁ

14/12/2019

INTRODUÇÃO

O sistema endócrino é constituído pelas glândulas endócrinas, assim chamadas por lançarem, diretamente no sangue, os hormônios que produzem; o que as difere das glândulas exócrinas, que lançam suas secreções para fora do corpo.

O fígado é o pâncreas, são os órgãos mais importantes do sistema endócrino, o fígado ele tem a função de metabolizar e armazenar nutrientes, que só ficam prontos para serem absorvidos e utilizados pelo organismo após passarem por ele, enquanto o pâncreas, é responsável pela produção de hormônios (insulina, somatostatina e glucagon...) e enzimas digestivas (suco pancreático), Por eles apresentarem uma dupla função, são considerados órgãos do sistema endócrino e digestório.

OBJETIVO

Saber a Importância dos órgãos fígado e pâncreas no sistema endócrino pela sua função de produzir hormônios e seus efeitos no Corpo Humano.

METODOLOGIA

1 - Fígado

O fígado é um órgão que atua como glândula exócrina (liberando secreções) e glândula endócrina (liberando substâncias no sangue e sistema linfático). Ele é a maior glândula do corpo humano.

O fígado desempenha muitas funções importantes dentro de nosso organismo, como: armazenamento e liberação de glicose, metabolismo dos lipídeos, metabolismo das proteínas (conversão de amônia em ureia), síntese da maioria das proteínas do plasma, processamento de drogas e hormônios, destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias, emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile, etc.

Além de todas as funções já citadas no parágrafo anterior, o fígado age também no armazenamento de vitaminas e minerais. Ele armazena algumas vitaminas como: A, B12, D, E e K, além de minerais como o ferro e o cobre.

O fígado participa também da regulação do volume sanguíneo, possui importante ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras, etc.

As principais doenças que acometem o fígado são as Hepatites, doenças causadas pelo alcoolismo como a cirrose, doenças hepáticas tóxicas, insuficiência hepática, fibroses etc. Que realizam intervenções diagnósticas ou terapêuticas.

2 – Pâncreas

O pâncreas é uma glândula com funções endócrina e exócrina, o pâncreas é constituído por células chamadas de ilhotas de Langerhans, nas quais encontramos dois tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com