TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS AGENTES MUTAGÊNICOS E MUTAÇÕES

Por:   •  8/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

(Bacharelado)

ROSELI DO PRADO

RA= 8068872

AGENTES MUTAGÊNICOS E MUTAÇÕES

[pic 2]

[pic 3]

VILHENA-RO

2019

PORTFÓLIO

1). Os processos genéticos envolvidos no desenvolvimento do câncer: Os processos genéticos têm início na nidação, no começou da vida, se tem a evolução da célula, sendo a partir das mutações que se deram a origem aos novos genes e novas informações surgiram. Sabe-se que as mutações têm seus mecanismos importantes, tanto na produção como nas variações genéticas, que pode levar ao desenvolvimento das doenças. Entende-se que os processos genéticos envolvidos nos desenvolvimentos das doenças estão ligados a genética, e com isso as alterações ocorrem dentro dos genes específicos, muitas vezes, não são tratados como doenças herdadas, e sim, como uma doença genética. Entendemos que os defeitos genéticos desses estão presentes nos cromossomos de um dos pais, ou pode estar em ambos, que sempre são transmitidos para o zigoto, entretanto são a maioria das alterações genéticas que causam os cânceres, sabe-se que se originam no DNA, assim as células cancerosas vão se proliferando e produzindo tumores, que vão invadindo os tecidos saudáveis e vai alterando nas proximidades das células tumorais. Sabemos que durante o tempo em que o tumor permanece localizado a doença pode ser tratada com drogas especificas ou curada por remoção cirúrgica do tumor. Os tumores tendem a se disseminarem, escapando da massa tumoral e vai atingindo a circulação sanguínea e a linfática e assim, vão se espalhando para outros tecidos e órgãos, e vão criando tumores secundários, com isso as cirurgias desses tumores são extremamente difícil. Os tumores podem se dividir em dois: Tumores benigno, que possui células diferenciadas que muitas vezes são semelhantes ao tecido original; e os tumores malignos que apresentam células indiferenciadas, e seu crescimento é rápido e invadem os tecidos circulares e geram metástases rapidamente. Tendo em vista que os fatores que predispõe os tumores malignos são: tabagismo, radiação ionizante, vírus, alimentação e predisposição genética.

2). Os processos dos oncogêneses, genes supressores de tumor e vírus tumorais: Entende-se, que os oncogêneses são os genes que ajudam as células a crescer, e com isso o oncogênese vem a sofres mutações, assim se torna várias copias e torna-se um gene ruim, com isso fica ligado e ativado, sendo que não deveria ser assim, diante disso as células crescem fora do controle e leva ao câncer. Sabemos que o gene ruim é chamado de oncogênese, sendo que a célula deve controlar sua velocidade, quando isso não acontece os genes oncogêneses crescem de forma descontrolada e acelerada, e isso faz com que as células vão se dividindo e formam os tumores. Tendo em vista que, são a maioria dos oncogêneses ativado que causam as mutações que leva ao câncer, e que são adquiridas e não herdadas, sendo que os oncogêneses são rearranjos cromossômicos que é responsável por algumas das principais mudanças genéticas e que colocam um gene ao lado do outro e com isso permite que um ative o outro acelerando a mutação e causando a divisão. Há vários tipos de vírus que podem infectar células, e com isso, acaba transformando-as em células cancerosas, e os vírus estão divididos em dois grupos: vírus DNA tumorais e vírus RNA tumorais, a classificação se deve ao ácido nucléico encontrado no vírus. Entre os vírus com DNA capazes de transformar células normais em cancerosas, e o RNA que têm estruturas similares ao vírus HIV, sendo capaz de causar câncer e estão sempre relacionadas as doenças primárias.

3-Os testes genéticos relacionados ao câncer:

Os testes genéticos procuram alterações específicas das mutações, que são herdadas dos cromossomos, genes e proteínas dos pais. Assim as mutações genéticas podem ser benéficas ou maléficas sem efeitos para a saúde, com isso pode desenvolver o câncer. Tendo em vista que as mutações hereditárias são responsáveis por até 10% dos cânceres. O câncer pode às vezes ocorre em família mesmo que não seja provocado por uma mutação genética, sendo um exemplo clássico o estilo de vida insólito (irregular) que podem causar cânceres entre os membros da mesma família. Sabe-se que determinada idade em que o câncer se desenvolve pode sugerir a presença de uma síndrome de câncer genético. Sabemos que os testes genéticos também determinam se membros da mesma família herdaram a mesma mutação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com